As chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde segunda-feira provocaram o cancelamento da cerimônia de inauguração das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, da qual participaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência da República.
A assessoria não soube informar, no entanto, se Lula terá alguma agenda extra no Rio na manhã desta terça-feira, em função das chuvas. Também ainda não há informação se estão confirmados os eventos previstos na agenda do presidente para a parte da tarde - uma reunião fechada no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
A Defesa Civil emitiu alerta máximo de deslizamentos em todo o Rio. Até o momento, pelo menos sete pessoas morreram por conta de deslizamentos.
No morro do Borel, na Tijuca, a bebê Ana Marcele Barbosa, de cinco meses, uma jovem de 16 anos e Francisca Bezerra de Souza, 60 anos, morreram soterradas no desabamento de uma casa. Outras três vítimas fatais foram registradas no Morro dos Macacos e uma no Morro do Andaraí. Cerca de 12 pessoas ficaram feridas no mesmo deslizamento.