O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse nesta segunda-feira que a "desordem urbana" é a responsável pela tragédia decorrente das chuvas e dos deslizamentos de terra no estado do Rio de Janeiro, que até o momento já deixou 231 mortos.
"As grandes responsáveis pela tragédia foram a desordem urbana e a falta de fiscalização", disse Rezende à Agência Efe ao participar em São Paulo do lançamento do "Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011".
Segundo o ministro, "o Brasil fez investimentos na parte de previsão meteorológica", fundamental para alertar as autoridades e a população sobre temporais como o que castigou o estado Rio de Janeiro na semana passada. "Realizamos investimentos para formar pessoal, adquirir equipamentos e estamos com uma rede nacional de radares meteorológicos cujo plano vai estar pronto em 2010, mas as previsões necessárias (no Rio de Janeiro) foram feitas", afirmou Rezende.
Depois da tragédia, a Prefeitura do Rio anunciou que oito favelas em áreas de risco serão removidas, causando o deslocamento de quase quatro mil famílias.
Estragos e mortes
A chuva que castiga o Rio de Janeiro deixou pelo menos 231 mortos e centenas de feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início do mês foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). É o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista pro mês de abril é de 91mm.