De passagem por Fortaleza para receber um título de cidadã da capital cearense, na noite desta segunda-feira, a pré-candidata petista à presidência, Dilma Rousseff, percebeu o empenho que os partidários da cidade vão ter para tentar alavancar a candidatura da ex-ministra da Casa Civil. Mesmo durante discurso no evento que quase chegou a ser cancelado por conta de desavenças internas no PT, Dilma fez sutis provocações ao PSDB, mas foi embora sem falar com a imprensa.
Na mesa que presidiu o evento, o ar de palanque foi claro: dos oito componentes da mesa, quatro, além de Dilma Rousseff eram petistas. Embora garantam que a homenagem à ex-ministra da Casa Civil nada tinha a ver com o fato de ela ser candidata, a petista tentou o tempo atrelar a sua imagem a do Presidente Lula.
Ao PSDB, a petista deixou uma mensagem: "muitos querem dizer que (o governo Lula) é uma continuidade, mas nós não concordamos com isso. Lula abriu o caminho para a era da prosperidade e é isso que significa o futuro do Brasil". O recado referia-se às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os projetos que o Governo Lula herdou da gestão tucana comandada por FHC.
Em outra alfinetada sutil aos adversários, dentro de seu discurso, Dilma Rousseff disse se sentir bem porque o Brasil de hoje não é mais aquele que fazia alianças por "necessidades partidárias", o que, para ela, deu ao país um "grande legado".
Por várias vezes durante seu discurso de agradecimento ao título, Dilma Rousseff não esqueceu de se colocar como a opção para a próxima eleição. "Nós achamos que continuar esse projeto (do Presidente Lula) é fazer ele avançar", enfatizou.
O discurso da petista chegou a ser enfadonho e pode ser percebido nos rostos dos parlamentares que assistiam o evento. Ela repetiu vários números e ações positivas conquistados durante a Era Lula e tentou a todo custo se mostrar conhecedora da cultura, dos valores e dos costumes do Ceará. Tudo em vão.
Embora tenha se mantido sorridente e bem-humorada, foi notório o despreparo de Dilma Rousseff no assunto Ceará. Mesmo assim, ela citou autores e personalidades que foram destaque na Terra da Luz e em alguns momentos esteve perdida nas palavras ligadas à capital cearense, da qual foi embora cantando o hino oficial e sem cola.