"Alagoas é o Estado que registrou maior queda de mortalidade infantil", disse o governador Teotônio Vilela (PSDB), em inauguração da "fábrica verde" da Coca-Cola. Na mesma toada, o pré-candidato tucano à presidência, José Serra, aproveitou para relembrar seus tempos de ministro da Saúde e disse, sem citar FHC nominalmente, que o bom resultado se deve aos programas deixados pelo governo anterior: programa Alvorada, Saúde da Família e o Bolsa Alimentação.
O ex-governador paulista chegou a Alagoas na manhã desta sexta-feira e inaugurou ao lado de Vilela a primeira fábrica não poluente da Coca-Cola na América Latina. Serra foi ciceroneado também pelo ex-deputado José Thomaz Nonô (DEM), cotado para ser o coordenador regional da campanha PSDB-DEM.
Serra defendeu também a construção do polêmico estaleiro que divide órgãos públicos e entidades ambientais. "Deve vir para Alagoas, que é o Estado que reúne as melhores condições para receber esse empreendimento", defendeu o pré-candidato.
Investimento mais significativo nos últimos 20 anos, a construção do terceiro maior estaleiro do mundo no Pontal de Coruripe, no litoral sul do Estado, provocou uma crise entre órgãos públicos. Com previsão de gerar 4,5 mil empregos, o Eisa S.A. botou Ministério Público e Ibama em lados opostos. Em relatório, o instituto concluiu que a obra geraria "favelização". A promotoria reagiu e disse que o causador de pobreza na região é justamente o desemprego.
Serra deixa a fábrica da Coca-Cola em direção a dois shoppings, Pátio e Maceió, onde almoçará com a comitiva tucana e do DEM. Depois, o pré-candidato vai caminhar pelo calçadão do comércio. Seu retorno à São Paulo está previsto para às 4 horas da tarde.