Depois que o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, instalou telões na oficialização de sua pré-candidatura para receber mensagens do eleitorado e distribuiu o endereço de seu perfil do microblog Twitter entre militantes tucanos, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, contra-atacou e lançou nesta segunda-feira seu blog pessoal e seu perfil em novas redes sociais, como o Orkut, o Flickr e o Facebook.
A estratégia de buscar na blogosfera potenciais eleitores do PT - a meta do partido é de 200 mil cadastrados para receber informações sobre a ex-ministra - leva em consideração consultoria a marqueteiros responsáveis por utilizar a Internet como ferramenta para levar o então senador Barack Obama à vitória na corrida pela Casa Branca no ano passado.
A campanha de Dilma, que há menos de dez dias estreou a participação da pré-candidata no mundo cibernético com uma conta no Twitter, optou por um modelo mais próximo de um diário eletrônico em detrimento de um site para que não seja acusada de fazer propaganda eleitoral fora de época.
Com a cor vermelha do PT, o site traz a biografia da pré-candidata, fotos de sua trajetória política, um canal próprio no YouTube, artigos e propostas nas áreas social, de educação, saúde, reforma urbana, meio ambiente, indústria, agricultura e gastos públicos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente a partir de 6 de julho é que os candidatos podem desenvolver endereços na web direcionados à campanha e à apresentação de propostas. Antes disso qualquer propaganda política é considerada extemporânea e pode ser alvo de contestações judiciais.