A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O ELEITORADO

 

Opinião - 21/04/2010 - 20:36:57

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O ELEITORADO

 

Dr. Marcio Sarquis (*) .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Na sociedade brasileira, cada vez mais se faz necessário uma educação intensa para o povo que comparecerá ás urnas para escolher seus representantes.

A manipulação do eleitorado pela elite política é elemento constante quando falamos de eleições, seja ela majoritária ou proporcional.

Com o passar dos anos, a máquina usada pelos candidatos é cada vez mais poderosa, mais nociva ao esclarecimento da população, que simplesmente se deixa levar por comerciais e campanhas mais fartas e vistosas.

Quando falamos em campanha eleitoral, sempre vamos relacionar o referido evento á grandes investimentos e despesas empreendidas no propósito de eleger alguém, onde por trás sempre há um interesse maior, seja ele do candidato, partido ou empresários financiadores das campanhas políticas. O interesse equivocado empregado na campanha é o que devemos mudar pela nossa consciência, pelo nosso voto.

Não precisa ir muito longe para constatar que os jovens não têm interesse político, não se comprometem com alguma causa que acreditem, nem sequer acompanham o que ocorre no nosso país.

Eu sempre fui defensor da educação política desde a infância e adolescência, quando o cidadão traça seus primeiros passos, e muito desta educação permanece em sua mente por toda a vida, passando a despertar um interesse maior futuramente. Mas para dar certo, necessário se faz passar o conhecimento político por todas as etapas escolares, munindo o indivíduo de informações que permitirão fazer melhores escolhas quando chegada à hora de requerer o seu título de eleitor.

Um eleitorado forte necessita de educação para que alcance sua consciência política e ajude o combate à corrupção, independentemente de que partido faça parte, ou seja, é imprescindível que o cidadão tenha discernimento para evitar a manipulação da elite política.

O alto índice de analfabetos e semi-analfabetos no Brasil facilita em demasia o controle exercido pela elite política, que consegue manipular com mais habilidade o eleitorado. Se considerarmos que cidadãos escolarizados sentem dificuldades de compreender todo o processo político e avaliar as questões nacionais, o que podemos esperar dos cidadãos sem escolaridade?

Portanto, precisamos de investimento na área da educação voltado para o conhecimento político, buscando esclarecer a população ao máximo e prepará-la para as eleições. Somente quando alcançarmos um patamar educacional mais elevado é que poderemos direcionar o nosso país para um caminho democraticamente correto, onde o povo escolhe o que realmente consegue entender.
 

(*) Dr. Marcio Sarquis é advogado militante em São Bernardo do Campo, atua na área Trabalhista, Cível e Família. Contato por email: sarquisadvogado@yahoo.com.br

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo