O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, em sua coluna semanal O Presidente Responde, que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deve receber "em poucos meses" uma nova torre de controle. De acordo com Lula, a medida tem como objetivo renovar os equipamentos do aeroporto para melhorar a segurança nos pousos e decolagens.
Questionado sobre o risco de novas tragédias no aeroporto, devido à proximidade com casas e prédios, Lula citou as mudanças implementadas na pista após o acidente com o avião da TAM, 2007. "As áreas de escape já existem com o comprimento necessário a uma boa margem de segurança. São 300 m (150 m em cada extremidade). Quando elas foram implantadas, em 2007, houve a necessidade de se encurtar a pista de pouso e as empresas aéreas precisaram adaptar seus aviões a normas mais restritas", disse.
"A adaptação foi sobretudo em relação ao tipo e ao peso das aeronaves, incluindo número de passageiros e volume de combustível. O número de pousos e decolagens foi reduzido de 48 por hora para 34 (30 de vôos regulares e 4 de não-regulares)", afirmou o presidente.
Segundo Lula, as medidas preventivas foram tomadas mesmo após as investigações terem concluído que a pista não contribuiu para o acidente de 2007. "A causa principal foi a posição incorreta de um dos manetes, por erro humano ou por falha do software", afirmou.