Com a vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0, no Morumbi, o São Paulo se classificou para as semifinais da Copa Libertadores e quebrou uma séria de quatro eliminações seguidas diante de equipes brasileiras na competição.
A equipe paulista pode enfrentar outra equipe brasileira nas semifinais: o Internacional venceu o Estudiantes por 1 a 0 na partida de ida e vai à Argentina, nesta quinta-feira, podendo empatar ou perder por diferença mínima, caso marque na casa do adversário.
Caso os gaúchos sejam eliminados, o São Paulo pode enfrentar outra equipe brasileira: o Flamengo, terá que reverter os 3 a 2 sofridos no Maracanã, na partida de ida contra o Universidad do Chile, para chegar às semifinais.
Um duelo contra o Internacional seria uma reedição da final da Libertadores de 2006, vencida pelos gaúchos, justamente no confronto que deu início à série de fracassos são-paulinos contra compatriotas.
No ano seguinte, o carrasco também era gaúcho. O Grêmio, de Mano Menezes e Diego Souza, reverteu a derrota da partida do Morumbi e chegou às quartas de final da competição.
Em 2008, nas quartas de final, o time sofreu talvez a pior derrota desta série. Um gol de cabeça do atacante Washington - atualmente afastado na equipe paulista - deu a classificação ao Fluminense, aos 47min do segundo tempo.
No ano passado, os são-paulinos foram dominados nas duas partidas e foram eliminados justamente pelo Cruzeiro, o que deixa a classificação desta quarta-feira com gosto de revanche.
Relembre as últimas eliminações tricolores:
2006 - Final
Ida: São Paulo 1 x 2 Internacional - Morumbi
Volta: Internacional 2 x 2 São Paulo - Beira-Rio
2007 - Oitavas de Final
Ida: São Paulo 1 x 0 Grêmio - Morumbi
Volta: Grêmio 2 x 0 São Paulo - Olímpico
2008 - Quartas de final
Ida:São Paulo 1 x 0 Fluminense - Morumbi
Volta:Fluminense 3 x 1 São Paulo - Maracanã
2009 - Quartas de final
Ida: Cruzeiro 2 x 1 São Paulo - Mineirão
Volta: São Paulo 0 x 2 Cruzeiro - Morumbi