Especial Copa 2010
Dentro os 32 treinadores que comandarão as seleções na Copa do Mundo, oito já tiveram a oportunidade de participar da competição como jogador: Dunga (Brasil), Maradona (Argentina), Fabio Capello (Itália), Javier Aguirre (México), Morten Olsen (Dinamarca), Vladimir Weiss (Tchecoslováquia), Rick Herbert (Nova Zelândia) e Huh Jungo-Moo (Coreia do Sul). E os dois primeiros podem repetir Zagallo e Franz Beckenbauer, as únicas duas pessoas que venceram o Mundial como atleta e como técnicos, segundo destaca o site da Fifa.
O único confronto entre os dois dirigindo suas respectivas seleções aconteceu nas Eliminatórias para esta Copa do Mundo no dia 5 de setembro de 2009, em Rosário. O Brasil de Dunga foi muito superior em campo e venceu por 3 a 1, com dois de Luis Fabiano e um do zagueiro Luisão, aumentando na época a crise dos vizinhos.
Dunga e Maradona tiveram a oportunidade de se enfrentar como jogadores na Copa do Mundo de 1990, na Itália, quando a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final por 1 a 0 com gol de Caniggia, após receber passe do atual treinador da seleção rival. O jogo ficou marcado pelo episódio da "água batizada", revelado anos depois pelo ex-camisa 10 argentino. O ex-lateral Branco bebeu uma água "adulterada" dada pelos rivais.
Outro curiosidade é que Maradona conquistou a Copa do Mundo em 1986 no México, quatro anos do confronto com o Brasil em Turim, e Dunga levantou a taça quatro anos depois, em 1994, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato após passar pela Itália nos pênaltis.
Zagallo foi o primeiro futebolista a conquistar o Mundial em ambas as funções. Como jogador ganhou a Taça Jules Rimet em 1958 e 1962 como jogador e em 1970 como treinador. Já Beckenbauer conquistou a Copa de 1974 como capitão da seleção da Alemanha Ocidental e como técnico em 1990, após derrotar a Argentina de Maradona na final.
Alguns casos de ex-jogadores como técnicos marcaram a história das Copas. Após conquistar o bicampeonato mundial em 1958 e 1962 ao lado de Zagallo, Didi enfrentou o Brasil em 1970 como treinador do Peru nas quartas de final e endureceu a partida para Pelé, Tostão, e cia.
Situação semelhante a de Ricardo La Volpe, campeão pela Argentina como jogador em 1978. Em 2006 enfrentou seus compatriotas como técnico do México nas oitavas de final. Em um jogo complicado, a seleção bicampeã mundial venceu na prorrogação com um golaço de Maxi Rodríguez.
Na competição que começa na sexta-feira, com a partida entre África do Sul e México, Dunga e Maradona entram com suas seleções entre as principais favoritas e podem fazer mais uma vez história na Copa do Mundo.