A noite de 19 de maio foi marcante para os 31 participantes da Oficina de Instrutor de Fanfarras, realizada pela Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Ações Culturais. O motivo foi a entrega dos certificados do curso que teve duração de três meses com aulas teóricas e práticas, sob a direção do multiinstrumentista Valter Roberto Amâncio Rodrigues, o Eski.
O secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro, juntamente com o diretor do Departamento de Ações Culturais, Osmar Cussiol, reuniu os formandos no anfiteatro do Departamento para fazer a entrega dos certificados.
O secretário disse aos formandos de sua intenção de resgatar as fanfarras da cidade. “Tive a idéia de promover este curso porque sempre valorizei muito a música, principalmente as fanfarras. Enquanto o jovem participa dos ensaios está fora das ruas, além de ter a oportunidade de descobrir uma vocação musical. No ano passado repassamos verba para as Associações de Pais e Mestres das escolas municipais adquirirem o kit-fanfarra. Porém, percebemos a dificuldade de encontrar um instrutor; agora vocês estão preparados para fazer este trabalho com nossas crianças e jovens. Nosso grande objetivo é ver muitas fanfarras se apresentando nos desfiles de aniversário da cidade”, disse.
O secretário disse ainda que está preparando um curso avançado para os novos instrutores. Muito emocionado, o aluno Waldomiro Antônio Simão reconheceu esta iniciativa da Administração e disse aos presentes: “Estou muito feliz, esperava por isto há mais de 30 anos”.
|