Da Redação com agências
São Bernardo agora tem cinco hortas comunitárias que produzem alimentos sem a utilização de agrotóxicos ou adubos químicos. O prefeito William Dib e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Laerte Soares, inauguraram dia 27 de maio a Horta Orgânica Nutrivida no Parque Selecta, na Avenida Pedro Mendes, esquina com a Rua Fortunata B. Meneguetti.
A instalação da horta, em terreno da Prefeitura, foi feita pelo Clube de Mães do conjunto habitacional Parque Selecta, com apoio da Sedesc. São aproximadamente 1.200 metros quadrados, divididos em 50 canteiros. No local, 36 famílias estão plantando verduras e legumes. Os integrantes da horta também vão cultivar ervas medicinais.
A comunidade envolvida terá, durante um ano, a assistência de um técnico em agricultura, monitor do curso de jardinagem da Sedesc. “O que temos plantado aqui dá para o nosso consumo e ainda para vender para a comunidade”, disse uma das representantes do Clube de Mães, Cleonice Alves de Paula.
O prefeito cumprimentou as famílias que desenvolveram o projeto social. “Estão de parabéns. Além de complementar a alimentação das famílias, a horta vai gerar renda”, afirmou Dr. Dib.
A secretária Laerte Soares disse que as cinco hortas comunitárias estão beneficiando aproximadamente 400 pessoas. “O programa está ajudando a combater a fome e a miséria. A área social da administração municipal não dá só o peixe, mas ensina a pescar, o que é mais importante”.
A outra horta do Parque Selecta está instalada na Rua Alberto Ernesto Gastaldo. Além dessas duas hortas comunitárias, existe uma no Bairro Assunção, na Rua Vitória Maria. As outras hortas estão instaladas na Casa de Integração Social, no Riacho Grande, e no Centro de Convivência, na Vila Euclides. Elas beneficiam as pessoas atendidas pelo Programa de Atenção aos Moradores de Rua da Sedesc.
Da solenidade de inauguração da horta participou a primeira-dama da cidade de Jundiaí, Maria Rita Haddad, que foi convidada pela primeira-dama de São Bernardo, Marilda Dib, para conhecer os projetos sociais da Sedesc.
|