Seiscentas pessoas participaram na última quinta-feira, 10 de abril, do jantar de lançamento da 19ª Convenção Paulista de Supermercados, promovida pela APAS – Associação Paulista de Supermercados. O evento aconteceu no Restaurante São Judas Tadeu Demarchi e foi organizado pelo deputado estadual Orlando Morando (PSB) que é diretor da APAS.
Cerca de cinquenta palestras estão previstas neste ano durante a Convenção que acontece de 26 a 29 de maio, no Expo Center Norte em São Paulo e tem como tema “Identificando o DNA do Consumidor”. Ela é considerada uma das maiores feiras do mundo, reunindo cerca de 50 mil empresários executivos do setor de abastecimento do Brasil e do exterior.
Além do anfitrião deputado Orlando Morando, outras personalidades estiveram presentes ao evento, um dos maiores do ABC, entre eles o presidente da APAS, Sussumo Honda e o prefeito de São Bernardo, William Dib.
Em seu pronunciamento, Orlando aproveitou para mais uma vez agradecer os votos recebidos na última eleição e a confiança do setor depositada nele. Aproveitou para esclarecer que já entrou com um projeto de lei para garantir a abertura dos supermercados aos domingos, fazendo contraponto a outro projeto que quer o fechamento, impedindo que o consumidor final faça as regras do mercado, como acontece nas maiores economias do mundo.
Já o prefeito William Dib destacou a parceria entre iniciativa privada e a entidade pública nas ações sociais e a responsabilidade do setor de abastecimento no dia-a-dia das pessoas, independente da classe social. “Quando empresários do setor do abastecimento, um dos mais importantes da economia, se preocupam com a qualidade do atendimento do abastecimento e com o preço para os consumidores, fica claro que esse país pode dar certo e tem jeito”, acrescentou o prefeito.
Finalizando a cerimônia do lançamento da Convenção, o presidente da APAS, Sussumo Honda destacou o trabalho que o deputado Orlando Morando está fazendo na Assembléia Legislativa, principalmente nas questões relativas ao setor de abastecimento e destacou a participação de Morando na comissão formada por deputados estaduais que vai acompanhar a Reforma Tributária do Governo Federal. Segundo o presidente da APAS, o setor emprega no Estado de São Paulo 200 mil pessoas diretamente e gera ainda 600 mil empregos indiretos. Nacionalmente, setor de abastecimento representa 6% do PIB. A APAS vai acompanhar de perto as principais reformas propostas pelo Governo Federal, principalmente a Tributária e Previdenciaria. Por outro lado, está engajada na campanha nacional “Fome Zero” através de doações de alimentos e espaços dentro dos estabelecimentos comerciais. Em nível estadual, a APAS tem feito várias sugestões a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entre elas, a padronização dos hortifruti e o espaço de comercialização para pequenos agricultores nos supermercados. A principal campanha hoje do setor é a que zera os impostos dos produtos que compõem a cesta básica. “É impossível falar em Fome Zero, enquanto o brasileiro pagar impostos quando da compra de alimentos básicos”, finaliza Sussumo Honda.
|