A prefeitura de Rio Grande da Serra recebeu ontem, 30 de junho, os equipamentos para o Centro de Referência da Saúde da Mulher, que será instalado no município. Os aparelhos foram conseguidos graças a recurso no valor de R$ 350 mil, fruto de emenda parlamentar da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Na ocasião também foi dada a ordem de serviço para início da reforma do prédio onde será instalado o Centro. “O Centro será um modelo, uma referência para o Estado todo, e serve de base para que outros Centros sejam construídos”, diz a deputada, que tem entre as bandeiras de seu mandato a saúde, principalmente da mulher.
“Este recurso vai propiciar um atendimento melhor às mulheres da cidade e da região. O Casmi (Centro de Referência da Saúde da Mulher e Infância) não dispunha desses equipamentos, que são caros, e graças à ajuda da Vanessa, que é sensível à causa das mulheres, conseguimos este recurso”, diz o prefeito de Rio Grande, Adler Kiko Teixeira. O Centro de Referência da Saúde da Mulher será instalado onde funciona o Casmi.
Segundo o secretário de Saúde do município, Carlos Eduardo Silva, “o Centro deverá começar a funcionar em três meses, com o prédio pronto e todas as instalações”. “Esta importante parceria, entre o prefeito e a deputada, permitirá que as mulheres possam fazer seus exames aqui mesmo na cidade, sem precisar se deslocar para outro município”, diz o secretário.
O Centro de Referência da Saúde da Mulher recebeu aparelhos de mamografia, cardiotoco (análise da biofísica do feto, que permite avaliar seu bem-estar), detector fetal e ultra-sonografia, além de quatro divãs, quatro armários para medicamentos, duas mesas ginecológicas, dois focos e quatro biombos. “Vamos fazer a reforma do prédio para melhorá-lo e para adequá-lo para receber os equipamentos e fazer jus a eles, para que tenham vida longa”, diz o secretário de Obras, Gabriel Maranhão.
Para Marli Pereira Campos, diretora de Saúde do município, “agora as mulheres não precisarão mais ser atendidas em outro município”. “Isso vai agilizar o atendimento”, afirma.
Sandra Maria de Oliveira é de Mauá, mas estava prestigiando o Centro de Referência de Rio Grande da Serra. “Este Centro será muito importante. Se for possível, virei de Mauá para ser atendida aqui.”
Ruth Ferreira Jorge, de Rio Grande, diz que o novo serviço vai melhorar em “1.000% para a mulher”. “Vai representar a diminuição de, no mínimo, 80% na fila de espera por um exame. É muito importante para nós essa conquista”, afirma a munícipe Maria Aparecida Rodrigues.