Um grupo de 1.995 alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de Praia Grande realiza a Avaliação Diagnóstica do Ensino Municipal (Adem). A prova tem como objetivo avaliar a qualidade da educação oferecida pela Cidade aos estudantes e ajudar o planejamento do próximo semestre na área pedagógica. As provas tiveram início no dia 28 de junho e seguem até o dia 8 de julho.
Pelo segundo ano seguido a prova é feita online pelos estudantes, nas salas de informática das unidades. Implantada a partir de 2002 pela Secretaria de Educação (Seduc), a Adem é uma prova realizada apenas em Praia Grande e utiliza o programa desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão Digital, também da Seduc.
Participam estudantes entre os 6º e 9º anos, que tiveram as classes escolhidas de maneira aleatória. A prova consiste de 20 questões de várias disciplinas como Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.
“A avaliação é feita apenas por uma turma de cada ano das unidades, assim o resultado será uma amostragem do trabalho. As unidades usarão estes resultados para refletir sobre a prática pedagógica, para replanejar o 2º semestre e propor ações que venham de encontro às dificuldades apontadas”, explicou a chefe da Seção de Ensino Fundamental - Anos Finais da Seduc, Marilena Ferreira.
Na avaliação de Marilena, a Adem facilita a apuração dos resultados, que são obtidos na hora. E também para os alunos, que ficam mais concentrados na prova. Ela destacou ainda que o conteúdo da Adem foi elaborado pelas Assistentes Técnico-Pedagógicas (ATP’s) de cada unidade escolar envolvida.
No final é feita uma tabulação dos resultados. No caso da avaliação apontar, por exemplo, dificuldades em interpretação de texto em determinada escola, isso terá uma atenção maior por parte do corpo docente dessa unidade. Os dados também são enviados para cada escola para discussão e reestruturação de propostas e ações, colaborando para o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico.