Especial Eleições 2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas nesta quarta-feira (14) por usar um evento oficial do governo para elogiar a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.
"Foi ela Dilma que começou, foi ela que trabalhou, foi ela que organizou, foi ela que fez todo o trabalho para que a gente pudesse ontem publicar o edital do trem-bala. Todo mundo sabe disso, então se eu cometi um erro político eu peço desculpas, mas a intenção era apenas o reconhecimento histórico de quem trabalhou para concluir uma coisa", disse o presidente durante a reunião da IV Cúpula Brasil-União Européia.
Nesta terça-feira (13), no lançamento do edital do trem-bala que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, Lula afirmou que a responsabilidade do projeto era da ex-ministra da Casa Civil. O presidente já foi multado pelo Tribunal Superior Eleitoral seis vezes por propaganda antecipada.
Lula negou ter intenção de desafiar a Justiça Eleitoral, repetindo o nome da candidata em seus discursos. "Gostaria de dizer que eu não tenho por hábito desafiar nem o mais humilde dos brasileiros, quanto mais desafiar uma legislação que nós mesmos criamos no Congresso Nacional. Eu possivelmente tenha cometido uma falha, e acho que era preciso que a gente não lembrasse da citação do fato histórico como aproveitamento de questão eleitoral", afirmou.