O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta de saudação aos participantes do "Fórum da Participação Social - Amazonas", que foi realizado em Manaus. O encontro teve o objetivo de levar à sociedade a discussão do Plano Plurianual (PPA), que será elaborado pelo governo federal para vigorar nos anos de 2004 a 2007. Na carta, o presidente disse que se sente orgulhoso por ser o "primeiro Presidente da República, em toda a história brasileira, que decidiu compartilhar com a sociedade a responsabilidade pelo planejamento e pela construção do país que nós queremos".
"Estou orgulhoso também porque sei que vocês, representantes das organizações sociais mais diversas, compreendem a importância desse desafio e a grandeza da tarefa que temos daqui para frente. A resposta ao nosso chamado vem de todo o país. Mais de duas mil entidades de todos os Estados se apresentaram para debater os rumos do desenvolvimento do Brasil. Isso renova a nossa fé e nossa confiança de que caminhamos na direção certa, na direção das mudanças que a grande maioria da população brasileira escolheu nas eleições de outubro do ano passado", diz a nota.
O presidente afirma que, quando decidiu convocar a sociedade para debater o PPA, foi por acreditar que o povo brasileiro quer construir um futuro melhor, um país que ofereça novas oportunidades de maneira justa e com a segurança de que o desenvolvimento se dará em benefício de todos. "O debate democrático que estamos propondo, na elaboração do PPA, gira em torno de assuntos muito concretos, que vão decidir o nosso dia-a-dia, o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos", afirma Lula.
De acordo com a carta, os primeiros meses de governo foram dedicados à recuperação das condições econômicas necessárias para a retomada do crescimento do país. "Tivemos que fazer muitos sacrifícios, mas estou certo de que eles estão nos garantindo, nesse momento, um chão firme para construir a política de crescimento", diz o presidente.
Ao encerrar a mensagem, Lula admite que os desafios de seu governo são grandes, mas ressalta que não são maiores que sua confiança. "Principalmente porque sei que a sociedade brasileira, por meio de suas mais diversas organizações representativas - da cidade e do campo, de trabalhadores e de empresários, dos movimentos sociais, do meio-ambiente, representantes, enfim, de toda a riqueza humana que é o nosso Brasil - a sociedade está assumindo, neste momento, junto com o Governo, a co-responsabilidade pela construção de um Brasil de todos".
A mensagem do presidente aos participantes do "Fórum da Participação Social - Amazonas" foi divulgada pela Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto.
|