Uribe 'deplora' comentários de Lula sobre crise com a Venezuela

 

Internacional - 30/07/2010 - 20:44:10

 

Uribe 'deplora' comentários de Lula sobre crise com a Venezuela

 

Da Redação com BBC Brasil

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Declaração diplomaticamente desastrada provoca reação da Colômbia.

Declaração diplomaticamente desastrada provoca reação da Colômbia.

No mesmo dia em que chanceleres da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) se reúnem para tentar encontrar uma saída para a crise entre Colômbia e Venezuela, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse, nesta quinta-feira, "deplorar" os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que o conflito entre os dois países não vai além do enfrentamento "verbal".

"(O presidente da República) deplora que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem cultivamos as melhores relações, se refira à nossa situação com a Venezuela como se fosse caso de assuntos pessoais", afirmou Uribe por meio de um comunicado divulgado pela Presidência da Colômbia.

Uribe diz ainda que Lula emitiu comentários "ignorando a ameaça que representa para a Colômbia e (para o) continente a presença dos terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)".

No comunicado, Uribe reitera as acusações contra a Venezuela, afirmando que "a única solução que a Colômbia aceita (para solucionar a crise) é que não se permita a presença dos terroristas das Farc e do ELN (Exército de Libertação Nacional) em território venezuelano".

Na quarta-feira, em referência ao conflito entre os vizinhos, Lula disse que era "tempo de paz e não de guerra" e que ainda não tinha visto conflito entre os dois países, além da disputa verbal.

"Ainda não vi conflito. Eu vi conflito verbal, que é o que nós ouvimos mais aqui nessa América Latina", afirmou Lula.

Lula

Após a divulgação do comunicado, o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, afirmou durante uma coletiva em Brasília que o presidente Lula tomou conhecimento das declarações de Uribe, mas não considera apropriado responder no momento.

"O presidente considera que o diálogo entre as partes é a única solução para este impasse. O presidente não considera adequado comentar qualquer declaração neste momento."

Questionado se as críticas poderiam interferir na realização de um encontro entre Uribe e Lula durante a viagem do presidente à Colômbia, Baumbach disse que Lula "não se manifestou a respeito", mas afirmou que sua visita ao país para a posse do presidente eleito, Juan Manuel Santos, está confirmada.

Segundo Baumbach, o presidente Lula "lamenta" a situação que se criou entre Colômbia e Venezuela e acredita que a reunião da Unasul desta quinta-feira tem boas chances para contribuir para a renovação do diálogo entre os dois países.

Tensão

Nesta quinta-feira, os chanceleres da Unasul se reúnem em Quito, no Equador, para tentar encontrar uma saída para o conflito entre Caracas e Bogotá.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, adiantou em entrevista a um canal local que o grupo poderá criar uma comissão que acompanhe a distensão entre os vizinhos.

Durante esta semana, o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, visitou sete países da região para elaborar um "plano de paz" para a Colômbia.

A proposta foi qualificada como "intromissão em assuntos internos" pelo governo Uribe e uma medida para dar "oxigênio" às guerrilhas.

O conflito entre Colômbia e Venezuela teve início há uma semana, quando Bogotá apresentou ao Conselho Permanente da Organização de Estados Americanos (OEA) supostas provas sobre a presença de guerrilheiros das Farc e do ELN na Venezuela.

Em seguida, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, qualificou de mentirosas as acusações e rompeu relações diplomáticas com a Colômbia.

Para Chávez, as acusações são parte de uma "desculpa" para justificar uma intervenção armada da Colômbia em seu país, que a seu ver, conta com o apoio dos Estados Unidos.

Declaração diplomaticamente desastrada provoca reação da Colômbia.

Declaração diplomaticamente desastrada provoca reação da Colômbia.

Declaração diplomaticamente desastrada provoca reação da Colômbia.

Declaração diplomaticamente desastrada provoca reação da Colômbia.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo