A seleção brasileira conheceu a primeira derrota na Liga Mundial de Vôlei 2003. Jogando em Bolonha na manhã de domingo, o atual campeão mundial foi derrotado pela Itália por 3 sets 2, com parciais de 23/25, 21/25, 25/21, 25/22 e 16/14. A partida teve 1h48m de duração.
Apesar do resultado negativo, o Brasil continua na liderança do grupo B da competição, com sete pontos, o mesmo número dos italianos. Porém, a seleção brasileira leva vantagem no número de sets vencidos, 11 contra dez. Alemanha, em terceiro lugar, e Portugal, na lanterna, completam a chave.
O jogo começou com a seleção se impondo em quadra e com um bloqueio muito eficiente, que chegou a parar por quatro vezes seguidas o ataque italiano, abriu vantagem de dois pontos (19 a 17). O Brasil administrou a diferença e venceu por 25 a 23.
Com o bloqueio continuando em vantagem em relação ao ataque italiano, o Brasil chegou a abrir seis pontos no segundo set, viu a vantagem diminuir, porém se manteve sempre à frente do marcador e fechou em 25 a 21.
No terceiro set, a Itália voltou muito melhor. Conseguiu encontrar o ponto certo para fugir do bloqueio brasileiro e abriu 8 a 1 no placar. A seleção de Bernardinho chegou a encostar, mas ficou o tempo todo atrás do marcador e terminou perdendo por 25 a 21.
O set mais equilibrado foi o quarto, com nenhuma das equipes conseguindo abrir mais do que dois pontos de vantagem e se alternando à frente no placar. A decisão só aconteceu num erro de ataque do Brasil que permitiu à Itália abrir três pontos de diferença e fechar por 25 a 22.
No tie-break, o Brasil chegou a estar dois pontos à frente, com 6 a 4. Depois, mostrou poder de recuperação ao empatar por 11 a 11, quando perdia por quatro pontos de diferença. Porém, nos últimos lances o bloqueio que funcionou foi o italiano e os donos da casa fecharam por 16 a 14.
|