Chrysler Pacífica recebe cinco estrelas em teste de impacto

 

Autos - 07/06/2003 - 11:16:23

 

Chrysler Pacífica recebe cinco estrelas em teste de impacto

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

· Modelo é um dos primeiros do mundo a oferecer de série windowbags laterais para as três fileiras de assentos

· Modelo é um dos primeiros do mundo a oferecer de série windowbags laterais para as três fileiras de assentos

O modelo Chrysler Pacifica 2004, que começou a ser produzido em fevereiro deste ano no Canadá, recebeu a mais alta classificação ̵1; cinco estrelas - em teste de impacto frontal e lateral realizado pelo NHTSA, National Highway Traffic Safety Administration, Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, do governo dos Estados Unidos. “Desde sua concepção, o Chrysler Pacifica foi desenvolvido com atenção detalhada à segurança, qualidade e refinamento”, diz Mike Donoughe, responsável pela equipe de Veículos Familiares. “A classificação cinco estrelas é mais um exemplo dos muitos atributos que irão realçar ainda mais a imagem da marca Chrysler e atrair as famílias para este novo e marcante veículo.” Os engenheiros do Grupo Chrysler usaram a avançada tecnologia da computação para ajudar a definir e otimizar o desempenho veicular durante os estágios iniciais de desenvolvimento do Chrysler Pacifica. Esta tecnologia possibilitou antecipar como cada componente do veículo trabalharia durante um teste de impacto para absorver e reduzir forças de choque enviadas aos passageiros. Simulações de choque foram combinadas com testes reais de impacto para aumentar o desempenho de segurança do modelo. O Chrysler Pacifica oferece todos os recursos para que o motorista possa transportar os ocupantes do veículo com segurança. A posição do assento, os controles do painel, a tração nas quatro rodas e a manobrabilidade semelhante a de um sedã esportivo ajudam o motorista a evitar acidentes. Se um choque vier a ocorrer, sistemas de segurança como os windowbags laterais para as três fileiras de assentos ajudam a manter os ocupantes mais seguros. É um dos primeiros veículos do mundo a oferecer, como equipamento de série, airbags tipo cortina laterais que cobrem todas as três fileiras de ocupantes. Montado no teto, é acionado para baixo e proporciona total cobertura lateral das janelas. Para avaliar o sensor dos airbags laterais, os engenheiros do Grupo Chrysler também realizaram o “teste do poste”, que simula acidentes como bater num poste telefônico ou árvore. O Chrysler Pacifica também atende aos rígidos critérios dos engenheiros da Chrysler para manobrabilidade e estabilidade. Embora seja mais alto que a maioria dos carros de passeio, sua suspen-são, direção e rodagem são calibradas para oferecer ao motorista uma estabilidade nas curvas equivalente a de um sedã esportivo. Além disso, a tecnologia presente nos veículos da família DaimlerChrysler foi compartilhada para assegurar que a suspensão traseira do Chrysler Pacifica incorporasse a melhor configuração disponível. “A realização de testes adicionais de desen-volvimento do Chrysler Pacifica no simulador de direção da Daimler Chrysler em Berlim é um exemplo de como estamos aproveitando a vantagem dos recursos existentes em toda a linha DaimlerChrysler,” acres-centou Donoughe. O avançado sistema de proteção do Chrysler Pacifica inclui os cintos de segurança, airbags e sensores para otimizar a proteção do ocupante no caso de um choque. Além dos windowbags, o Chrysler Pacifica oferece o primeiro bloqueador inflável de joelhos do Grupo Chrysler. Localizado embaixo da coluna de direção, o bloqueador de joelhos ajuda a reduzir o potencial de ferimentos nas pernas num choque. Ele também ajuda a posicionar adequadamente o motorista para obter o benefício da total segurança do sistema de proteção. Airbags do motorista e passageiro de múltiplos estágios são acionados em vários níveis com base na seriedade do choque. Duas cargas no módulo do airbag são disparadas separadamente. Um impacto menor disparará um acionamento de baixa potência enquanto um choque mais sério provocará um acionamento de maior potência para otimizar a proteção dos ocupantes. O sofisticado airbag do motorista funciona em conjunto com o volante e coluna de direção, capazes de absorver a energia do impacto, e o bloqueador inflável de joelhos para proporcionar proteção suplementar em impactos frontais. Os cintos de segurança são a primeira linha de defesa contra ferimentos num choque. O Chrysler Pacifica é equipado com pré-tensionadores ns cintos de segurança frontais e limitadores de força constante. Ambos são localizados dentro do sistema retrator de cintos de segurança e ativados simultaneamente com o acionamento dos airbags. Produção do Chrysler Pacífica teve início em fevereiro O Chrysler Pacífica, modelo que foi apresentado como conceito no Salão de Detroit em 2002, está sendo produzido desde fevereiro na fábrica de Windsor, em Ontário, no Canadá. Nela serão fabricados anualmente 100.000 unidades do modelo. Definindo um novo segmento, denominado pela empresa de sports tourer, ou turismo esportivo, o modelo combina atributos de utilitário-esportivo, sedã e minivan. Com tração nas quatro rodas, o modelo possui a potência e a agilidade de um sedã, com a flexibilidade de assentos e disposição de cargas de uma minivan. Equipado com motor V6 de 3,5 litros, que desenvolve 250 cavalos de potência, o Chrysler Pacífica possui três fileiras de bancos, podendo acomodar até seis passageiros.

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