Especial Eleições 2010
O candidato do PSDB ao governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparece na liderança da corrida eleitoral com 51% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, divulgada no telejornal SPTV, da TV Globo. Se a eleição fosse hoje, o tucano seria eleito já no primeiro turno.
Em segundo, está Aloizio Mercadante (PT) com 23%. Celso Russomanno, do PP, tem 9% da preferência do eleitorado. Paulo Skaf (PSB) tem 4% e Fabio Feldmann, 1%. Brancos e nulos somaram 4% e 7% dos eleitores estão indecisos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sob o número 87.256/2010 e foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. O instituto entrevistou 2.142 eleitores entre os dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é dois pontos percentuais.
O instituto fez também uma simulação de segundo turno entre os candidatos Alckmin e Mercadante. Segundo a pesquisa, o ex-governador de São Paulo teria 60%, contra 32% do petista. Brancos e nulos somam 4%, enquanto 3% do eleitorado dizem não saber em qual dos dois votaria.
A pesquisa mediu o índice de rejeição dos candidatos. Mancha, do PSTU, lidera com 37%. Paulo Bufalo (Psol) possui 27% e Aloizio Mercadante (PT), 26%. Igor Grabois (PCB) tem 24% de rejeição e 21% dos eleitores afirmaram que não votariam em Celso Russomanno (PP). O candidato do Partido Verde, Fabio Feldmann (PV) alcançou 20% nesse índice e Alckmin, 19%.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 17 de setembro, o candidato do PSDB tinha 51%, contra 23% de Mercadante. Russomanno possuía 8% neste levantamento.