Um dos ex-favoritos à vitória no concurso televisivo de calouros X Factor pode ser deportado da Grã-Bretanha, informou o ministério de Relações Exteriores do país nesta quarta-feira.
Gamu Nhengu, 18 anos, nascida no Zimbábue, foi surpreendentemente eliminada do programa no fim de semana, o que resultou em críticas a Cheryl Cole, jurada responsável pela decisão, e motivou uma campanha que já atraiu mais de 200 mil adesões no Facebook. A eliminação de Nhengu também foi capa dos principais jornais populares da Grã-Bretanha.
Agora, as autoridades imigratórias confirmam que a mãe dela não recebeu autorização para permanecer na Grã-Bretanha. A família vive na Escócia.
"A solicitação feita pela sra. Ngazana e sua família foi recusada por não atender a todas as condições para a aprovação. Sua família, que fez a solicitação na condição de dependente dela, foi portanto também recusada", disse a chancelaria em nota.
"Quando as pessoas não têm o direito de permanecer no Reino Unido, esperamos que saiam voluntariamente", acrescentou o texto.
Não ficou claro se Cole sabia dos problemas imigratórios da candidata na hora de eliminá-la.