Os médicos consideram satisfatória a recuperação do senador Romeu Tuma. Ele passou por uma cirurgia para o implante de um coração artificial. O procedimento é raríssimo. Apenas duas cirurgias foram feitas no país.
O coração artificial é colocado em pacientes que estão com a saúde muito debilitada e que não podem passar por um transplante.
Depois de passar por alguns tratamentos sem o resultado esperado, o senador Romeu Tuma foi submetido a uma cirurgia rara no Brasil. Ele sofre de uma grave insuficiência cardíaca e recebeu um coração artificial, considerado o mais moderno que existe. Não é o órgão inteiro, uma parte, um ventrículo auxiliar.
O aparelho é instalado entre a ponta do coração e a artéria aorta. Funciona como uma bomba que ajuda o coração original a mandar sangue para o organismo.
Engenheiros alemães vieram orientar a equipe médica brasileira sobre como funciona o equipamento. Essa é a segunda vez que uma cirurgia para implantar um coração artificial é feita no Brasil. A primeira foi há dois anos. O estado do paciente também era grave. O coração artificial é indicado quando a saúde da pessoa não permite fazer um transplante.
O médico que fez a primeira cirurgia desse tipo no país explica que infecções graves, problemas no rim, dificuldade respiratória e idade avançada são alguns fatores que impedem o cardíaco de fazer um transplante. A saída é o coração artificial, feito de titânio e aço inox.
“Não é implantado com a finalidade de depois fazer um transplante e ser uma coisa temporária. Ele é implantando como os americanos chamam de terapia de destino. Ponto final”, explica o cardiologista Ênio Buffolo.
O cardiologista de Romeu Tuma, o cirurgião cardíaco Fábio Jatene, disse que o equipamento foi implantado no senador com sucesso: “Ele pode ser usado por semanas, meses ou até anos. A pessoa que mais tempo permaneceu com esse aparelho funcionando foi de seis anos e meio”.
A cirurgia custou cerca de US$ 500 mil. O valor incluiu a vinda do grupo dos engenheiros alemães, que orientaram sobre o funcionamento do aparelho.