Especial Eleições 2010
A senadora Marina Silva e o Partido Verde apresentaram na tarde desta sexta-feira (8) o tão aguardado documento com dez propostas de campanha que servirá de base para a negociação de um eventual apoio às candidaturas de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
Intitulado "Agenda por um Brasil justo e sustentável", o documento espera que os candidatos à presidência assumam compromissos programáticos para o desenvolvimento do Brasil com a construção da governabilidade baseada em princípios e valores éticos.
Essas propostas foram elaboradas a partir das diretrizes para o programa de governo da candidatura Marina Silva à presidência da República e aprovadas pela convenção do PV em junho de 2010. Ao todo, o documento contém dez temas e, dentro de cada tema, dois ou mais compromissos relacionados com o assunto principal.
O primeiro tema é transparência e ética e prevê que não haja qualquer tipo de controle sobre a liberdade de imprensa e que haja transparência das informações sobre a execução orçamentária do governo federal. O segundo ponto versa sobre o encaminhamento ao Congresso de uma reforma política com adoção do voto distrital misto, lista física e financiamento público de campanha. Além disso, estão previstos compromissos nas áreas de educação, segurança pública, mudanças climáticas, seguridade social, proteção dos biomas brasileiros, gasto público de custeio e reforma tributária, política externa e fortalecimento da diversidade socioambiental e cultural.
Os verdes não esperam que Serra ou Dilma adotem na íntegra essa proposta, mas afirmam que só negociam qualquer tipo de apoio dentro dos termos contidos neste documento.