Especial Brasileirão 2010
Em jogo atrasado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado nesta quarta-feira, o Santos venceu o Internacional por 1 a 0, na Vila Belmiro, e ultrapassou o adversário na tabela de classificação da Série A. Neymar foi o autor do único gol da partida, aproveitando erro do lateral esquerdo Kleber na saída de bola, aos 26min do primeiro tempo.
Com o resultado, o time paulista assume o quarto lugar, com 48 pontos, a seis do líder Cruzeiro. A equipe gaúcha, por sua vez, vem logo atrás, com 47 pontos, na quinta colocação.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Inter joga no sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Flamengo, fora de casa. Também como visitante, o Santos faz o clássico paulista contra o São Paulo, no domingo, no mesmo horário.
O jogo
O Santos buscava o ataque no início do primeiro tempo, mas esbarrava na forte marcação do Inter. Sem conseguir penetrar, a solução era arriscar de longe, como fez Alan Patrick, logo aos 2min, para fácil defesa de Renan.
O goleiro do time colorado, que nesta quarta completou 100 jogos com a camisa da equipe, era pouco acionado. Apesar de ser melhor, o time da casa não conseguia criar.
Até que, aos 26min, em uma falha do sistema defensivo gaúcho, impecável até então, os santistas conseguiram abrir o placar: Kleber saiu jogando errado, Danilo passou para Zé Eduardo, que achou Neymar na área. O atacante driblou o zagueiro e bateu rasteiro, sem chances para Renan.
Com 1 a 0 no placar, o Santos recuou, mas o Inter não soube aproveitar o momento. Aos 41min, Kleber fez a única jogada perigosa dos visitantes na etapa inicial, em chute cruzado, cara a cara com Rafael.
No intervalo, Celso Roth promoveu a entrada de Tinga, voltando de lesão, no lugar de Derley. O Inter voltou com mais iniciativa nos minutos inciais, mas o Santos, aos poucos, equilibrou as ações.
O treinador do clube gaúcho seguiu mexendo no time na busca do empate. Aos 9min, Marquinhos, contundido, teve que deixar o campo e deu lugar para Guto. Aos 20min, Roth já gastou sua última alteração, trocando Ilan, apagado em campo, por Andrezinho.
O jogo seguia disputado, mas sem grandes lances de perigo. Aos 25min, Léo assustou a torcida quando caiu de mau jeito no gramado após choque de cabeça com Durval. O lateral teve que deixar a partida para receber atendimento médico.
Andrezinho teve a chance de empatar o jogo aos 31min, quando pegou sobra na área com violência e obrigou o goleiro Rafael a se esticar para fazer a defesa.
O Santos respondeu em dois lances, de Neymar e Zé Eduardo, que, respectivamente aos 36min e aos 37min, apareceram livres na frente de Renan e concluíram em cima do jovem goleiro.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Inter
Gols
Santos: Neymar, aos 26min do primeiro tempo
Ponto Forte do Santos
Dominou o Inter, um adversário poderoso, durante praticamente todo o jogo.
Ponto Forte do Inter
O Inter melhorou com a entrada de Tinga e Andrezinho no segundo tempo.
Ponto Fraco do Santos
Recuou muito no segundo tempo e correu riscos.
Ponto Fraco do Inter
Illan teve atuação muito apagada e pouco tocou na bola.
Personagem do jogo
Neymar: decidiu a partida não apenas com o gol, mas também comandando as tabelas do ataque santista.
Esquema Tático do Santos
4-4-3
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Maranhão); Roberto Brum, Arouca, Danilo (Vinícius Simon) e Alan Patrick (Alex Sandro); Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Marcelo Martelotte
Esquema Tático do Inter
4-4-2
Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Derley (Tinga), Glaydson, Guiñazu e Marquinhos (Guto); Edu e Ilan (Andrezinho)
Técnico: Celso Roth
Cartões amarelos
Inter: Glaydson e Guiñazu
Árbitro
Nielson Nogueira Dias (Asp.Fifa-PE)
Local
Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 10.036 pagantes
Renda: R$ 243.930,00