50 anos - relembre edições passadas O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo completa 50 anos em 2010. O evento, que abre as portas ao público na próxima semana, contará com 42 marcas e 450 veículos, exibidos em um espaço de 85 mil metros quadrados, no pavilhão de exposições do Anhembi, zona norte da capital paulista. No entanto, o começo foi tímido, com apenas 12 montadoras. A primeira feira, em 1960, foi realizada no pavilhão de exposições do Ibirapuera e teve a participação de Willys Overland, DKWVemag, General Motors, Ford, FNM, Simca, Volkswagem, Toyota, Romi-Isetta, International Harvester, Scania Vabis e Mercedes Benz. Os destaques foram o Aero-Willys, o modelo 61 da Renault Dauphine, o DKW, a Rural Willys, a Kombi e a Chevrolet Amazonas.
 No ano seguinte, o salão teve como destaques o Willys Interlagos, primeiro modelo de concepção totalmente brasileira, o Simca Chambord, o Centaurus e o Volkswagen 1.2. Em 1962, os visitantes puderam admirar a perua Simca Jangada, o esportivo VW Karmann-Guia, o DKW Fissore, o jipe Bandeirante, da Toyota, e o primeiro ônibus de turismo da Mercedes-Benz. A partir deste ano o salão passou a ser realizado a cada dois anos, sem interrupção.
 Com o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, o evento foi crescendo e ganhando importância no cenário internacional. Ao longo de 50 anos, passaram pelo salão lançamentos como o Ford Galaxie, Corcel, Landau, Puma, Santana, Gol, Monza, além dos cobiçados importados da Ferrari, Maserati, Porsche, BMW entre outros. Em 2010, a promessa é de cerca de 180 novidades da indústria, com tecnologia de ponta e preocupação com o meio ambiente.

Confira alguns destaques do Salão do Automóvel de São Paulo Após algumas meses de incerteza sobre se haveria espaço para todas as marcas interessadas em participar do 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a organização conseguiu garantir no evento de 2010 todas as montadoras que solicitaram presença nesta que será a maior edição dos 50 anos de história do evento. De 2009 para cá houve um aumento expressivo no número de importadores de automóveis, sobretudo chineses, o que trouxe incerteza sobre se todos caberiam nos 85 mil metros quadrados do pavilhão de exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.
 De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do salão, serão 42 marcas em exibição, entre nacionais e importadas, 16% mais do que as 36 que estavam expostas no salão de 2008. Vorax, o 1º superesportivo brasileiro Entre os superesportivos da importadora Platinuss no 26º Salão do Automóvel de São Paulo, um deles destoava dos demais. Enquanto Pagani, Koenigsegg e Spyker são todos estrangeiros, a brasileira Rossin Bertin exibiu o Vorax, o primeiro superesportivo brasileiro.
Ainda não homologado e com comercialização agendada para o 1º semestre de 2012, o Vorax tem duas opções de motor BMW de 8 cilindros: aspirado, com 570 cavalos, aceleração que alcança de zero a 100 km/h em 3s8 e velocidade máxima de 330 km/h; ou supercharger, com 750 cavalos, fazendo de zero a 100 km/h em 3s6 e 370km/h de máxima. As duas versões têm pequenas diferenças, como a grade frontal e outros detalhes, entre si. O modelo conta com chassi de alumínio e carroceria de fibra de carbono. "Queríamos que o carro não se inspirasse em ninguém, não lembrasse nenhum outro modelo", afirmou Fharys Rossin, projetista do veículo. O preço estimado do Rossini Bertin Vorax será de R$ 700 mil, e a companhia estima produzir e vender 50 carros no 1º ano e 300 veículos em cinco anos. Koenigsegg lança edição flex para o Brasil Com o mercado de carros superesportivos brasileiros crescendo, a sueca Koenigsegg mostrou nesta terça-feira o Koenigsegg CCXR E100, que pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol. O Koenigsegg tem motor biturbo de 8 cilindros com 1.100 cavalos de potência na versão flex e 880 cavalos na versão a gasolina, que proporcionam ao carro aceleração suficiente para fazer de zero a 100 km/h em 2s8, e atingir velocidade máxima de 415 km/h. O preço do carro sueco também é alto: R$ 6 milhões para o Koenigsegg CCR E100, conversível que também conta com carroceria de fibra de carbono, porta-malas localizado na frente do carro e pesa 1.280 kg. Visitação ao Salão do Automóvel 2010 Data: de 27 de outubro a 7 de novembro Horário: 27/10 - das 14h às 22h (entrada até às 21h) 28/10 a 06/11 - das 13h às 22h (entrada até às 21h) 07/11 - das 11h às 19h (entrada até 17h) Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo Transporte: ônibus circular gratuito a partir da estação Tietê do metrô (disponível uma hora antes da abertura e até uma hora após o encerramento) Preços: R$ 40 adulto e R$ 30 infantil
|