CBF oficializa unificação de títulos nacionais antes de 1971

 

Esporte - 23/12/2010 - 15:52:03

 

CBF oficializa unificação de títulos nacionais antes de 1971

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Ricardo Teixeira anuncia unificação de títulos nacionais

Ricardo Teixeira anuncia unificação de títulos nacionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, nesta quarta-feira, a unificação dos títulos nacionais de 1959 a 1970. A partir de 1971 surgiu o Campeonato Brasileiro. A cerimônia foi realizada no Itanhangá Golf Club, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com isso, Santos e Palmeiras passam a ser os dois maiores vencedores do campeonato nacional, com oito títulos cada.

Liderada pelo historiador Odir Cunha, responsável pelo dossiê que reuniu os documentos apresentados à CBF, a cerimônia contou com a presença dos presidentes dos grandes clubes brasileiros interessados na unificação, além de ex-jogadores, como Pelé. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente de honra da Fifa, João Havelange, também participaram da cerimônia. "É uma justiça que se faz. Esses times não estão ganhando um presente de Natal. Eles conquistaram os títulos na bola, em campo", justificou Odir Cunha.

Após Odir Cunha e João Havelange, Teixeira tomou a palavra e fez questão de parabenizar todos os atletas e clubes que foram beneficiados pela decisão da CBF.

"A CBF está passando a limpo um passado glorioso do futebol, um passado glorioso de um número enorme de grandes jogadroes que brilharam no futebol brasileiro. O reconhecimento teria que vir inegavelmente na nossa parte, por isso que tenho orgulho de paranenizar Bahia, Fluminense, Palmeiras, Santos, Botafogo e Cruzeiro como legítimos campeões brasileiros que foram", afirmou o presidente da maior entidade do futebol brasileiro.

A entidade máxima do futebol nacional preparou pequenas réplicas das taças de campeão brasileiro, além de faixas e medalhas a serem entregues aos presidentes dos times beneficiados.

Com a unificação, o Santos passa a ter oito títulos, assim como o Palmeiras. Já o Fluminense fica com 3 e o Bahia, o Cruzeiro e o Botafogo com dois títulos cada.

Novos Recordes

Por conta do reconhecimento dos títulos nacionais entre 1959 e 1970, o Brasil tem novos recordes em relação aos campeonatos nacionais. Com a inclusão de mais 14 torneios, muitos dados deverão ser alterados.

O primeiro, obviamente, é a inclusão dos novos campeões nacionais, com Bahia, Palmeiras (quatro), Santos (seis), Cruzeiro, Botafogo e Fluminense ganhando mais títulos nacionais.

Além disto, há a alteração nos maiores vencedores de todos os tempos, com Palmeiras e Santos chegando a oito títulos e ultrapassando o até então "soberano" São Paulo, que tem seis.

Em relação às estatísticas mais elaboradas, a Revista ESPN fez um levantamento que esclareceu os novos recordistas.

Antes único campeão brasileiro invicto, o Internacional agora tem a companhia de Palmeiras (60), Santos (63, 64 e 65) e Cruzeiro (66) como campeões sem qualquer derrota.

Antes com 129 times tendo participado de Campeonatos Brasileiros em todos os tempos, a lista agora ganha mais 24 integrantes: América-CE, América-SE, Capelense-AL, Comercial-PR, Cruzeiro do Sul-DF, Defelê-DF, Eletrovapo-RJ, Estrela do Mar-PB, Ferroviário-MA, Ferroviário-PR, Fonseca-RJ, Guanabara-DF, Hercílio Luz-SC, Manufatora-RJ, Metropol-SC, Olímpico-AM, Olímpico-SC, Paula Ramos-SC, Perdigão-SC, Rabello-DF, Rio Branco-RJ, Santa Cruz-SE, Santo Antônio-ES e Siderúrgica-MG.

Apesar disto, a maior goleada continua sendo a do Corinthians, com o 10 a 1 que fez sobre o Tiradentes, do Piauí, no ano de 1983. Esta partida, porém, não é a com mais gols da história, já que o Ceará fez 7 a 5 no Ríver-PI, em 1962.

Nas finais, o Flamengo era o campeão que venceu por maior diferença, quando bateu o Santos por 3 a 0 em 1983. Entretanto, agora, o Palmeiras é o time com a honra de ter feito a maior goleada em finais: 8 a 2 no Fortaleza, em 60.

Confira a nova lista dos clubes com mais participações em todos os campeonatos brasileiros:

1) Grêmio e Santos - 51
3) Cruzeiro - 50
4) Palmeiras - 49
5) Atlético Mineiro e Botafogo - 47
7) Flamengo e Internacional - 45
9) Fluminense e Vasco - 44
11) São Paulo - 43
12) Corinthians - 42
13) Bahia - 40
14) Atlético Paranaense e Goiás - 35
16) Sport - 34

Homenageado, Pelé canta e muda letra do hino do Santos

Pelé se empolga e 'muda' letra do hino do Santos

Com seis medalhas de campeão nacional no peito, Pelé participou da cerimônia de unificação dos títulos brasileiros de 1959 a 1970. Com isso, o Santos soma oito títulos nacionais, assim como o Palmeiras. Pelé comemorou e até cantou o hino do Santos, adaptando a letra da canção com os novos títulos nacionais.

"Agora quem dá bola é o Santos. Oficialmente é um grande campeão", brincou o Rei do Futebol depois da oficialização da unificação dos títulos.

Pelé fez questão de lembrar as dificuldades que os times brasileiros tinham para viajar e fazer torneios internacionais naquela época.

"É uma honra, uma alegria muito grande estar aqui represetandos os jogadores que foram heróis do passado. Quero agradecer a Deus por ter saúde de estar aqui, porque realmente naquele tempo era um heroismo. Nós não tínhamos as facilidades de hoje. O Santos tinha que ir para Índia, África, Europa, etc para que o mundo conhecesse o Santos. Hoje o garoto faz um gol em um jogo e ele sai na mídia do mundo todo", disse o eterno camisa 10 do Santos.

Pelé também agradeceu à CBF pelo reconhecimento. "Em nome de todos os que passaram, não só de jogadores, mas também dos roupeiros, carregadores de materiais, quero agradecer. Represento essas pessoas. Mais uma vez quero parabenizar aqueles que fizeram com que isso fosse possível. Espero que os jovens reconheçam isso e continuem dando alegrias com o futebol brasileiro", completou.

Ricardo Teixeira anuncia unificação de títulos nacionais

Ricardo Teixeira anuncia unificação de títulos nacionais

Ricardo Teixeira anuncia unificação de títulos nacionais

Ricardo Teixeira anuncia unificação de títulos nacionais

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo