O governo do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira a Operação Verão 2010-2011, com uma série de ações que serão efetuadas nas áreas de transportes, segurança pública, habitação e saneamento. Até o dia 31 de março, o objetivo do Estado é dar mais segurança e tranquilidade para a população no verão, especialmente no litoral.
Para minimizar problemas de lentidão de trânsito, congestionamentos e acidentes, a Operação Verão prevê ações como a operação Pare-Siga, a implantação de faixa reversível e a liberação do tráfego de veículos pelo acostamento, sempre que necessário. As informações sobre o funcionamento das rodovias que levam ao litoral estão disponíveis em http://bit.ly/rodsp.
Quase 5.200 policiais civis e militares, além de dezenas de viaturas, entre elas sete helicópteros Águia, vão reforçar a segurança durante a Operação Verão. No total, 10.888 policiais, por meio de uma ação integrada, vão prevenir e combater a criminalidade nos 15 municípios que compõem o litoral norte e sul.
Os planos preventivos para deslizamentos de terra consistem no estabelecimento de quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo) dentro dos municípios, que são alterados dependendo da previsão meteorológica e do acumulado de chuvas durante três dias. O plano preventivo de inundações também adota como ferramenta a previsão meteorológica. A partir de postos de leitura do nível das águas dos rios e do índice de chuvas são estabelecidos quatro níveis (normal, atenção, alerta, emergência).
Para garantir pleno abastecimento de água ao morador e ao turista que vai ao litoral neste verão, durante todo o ano a Sabesp investiu R$ 58,3 milhões em obras de infraestrutura, ações preventivas e reforço em serviços de atendimento ao consumidor. No fim da última temporada, a empresa faz um balanço das ações e reviu pontos que deveriam ser reforçados. Em 2010, após um planejamento, houve ampliação de redes, aumento de capacidade de reservação de água e melhoria no sistema de pressão para que não haja falhas nos dias críticos - especialmente na virada do ano.