A concorrência em igualdade de condições, no comércio agrícola, é de suma importância para os países em desenvolvimento, que dependem das exportações para crescer. Esta é a tônica do pronunciamento que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará logo mais no seminário “O Desafio do Acesso a Mercados na Agenda de Doha”, promovido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O seminário se realiza hoje e amanhã em Paris (França) e o ministro Roberto Rodrigues é um dos conferencistas do Fórum Global de Negociações sobre liberação das barreiras comerciais, onde sustenta que o protecionismo e subsídios das nações industrializadas bloqueiam o acesso dos países em desenvolvimento aos grandes mercados consumidores.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, Roberto Rodrigues vai reiterar a posição brasileira de defesa da redução das barreiras comerciais e dos subsídios aos agricultores dos países ricos, que resultam em prejuízos às exportações das nações em desenvolvimento.
As conclusões do seminário da OCDE vão subsidiar os debates da 5ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), marcada para setembro, em Cancun (México).
|