No dia mundial do meio ambiente, comemorado em 5 de junho, o prefeito de São Bernardo, William Dib, representando as sete prefeituras que integram o Programa de Jovens na Grande São Paulo, assinou protocolo de intenções de institucionalização da atividade, em evento realizado no Parque Estadual Alberto Lofgren, Horto Florestal.
A solenidade, prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Goldemberg, também marcou o lançamento de publicação oficial sobre legislação na área de licenciamento ambiental e apostila contendo roteiro para elaboração de projetos de produção de mudas.
A assinatura do protocolo vai possibilitar que o Programa de Jovens, uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Instituto Florestal, Prefeitura de São Bernardo e Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - Núcleo de São Bernardo seja reconhecido como uma ação oficial.
O programa social, cujo objetivo é promover a formação e ecoprofissionalização de jovens de 16 a 20 anos, existe informalmente há sete anos. “Mais de 500 jovens já se formaram. A melhor maneira de melhorar o meio ambiente é investir na educação ambiental da juventude”, destacou o governador.
Em São Bernardo, o programa está atividade desde 2000 e já ecoprofissionalizou 30 pessoas. A primeira turma do curso de ecoturismo criou a Empresa Billings Tur e incluiu a Trilha do Carvão, no Riacho Grande, como roteiro turístico, após realização de estudos desenvolvidos pelos alunos. Com uma extensão de 1,2 mil metros dentro da Mata Atlântica, a trilha tem como atração duas grutas escavadas por carvoeiros na década de 30 e 40, que serviu por vários anos como forno de produção de carvão.
|