O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Keiji Kanajiro, disse que há anos o país não cultiva o planejamento a longo prazo, durante palestra no seminário "Infra-estrutura de transportes: Alicerce do desenvolvimento econômico e social". E citou como exemplo uma atitude do último governo brasileiro, que em 1999 convocou as administrações estaduais para discutir projetos dentro do programa Avança Brasil: "Só recebemos um documento pronto, não pudemos alterar uma vírgula", lembrou, acrescentando que na época servia ao governo de Mato Grosso do Sul.
Keiji Kanajiro informou aos participantes do seminário que em fevereiro último o governo Lula, "decidido a resgatar a infra-estrutura do setor de transporte, levantou o diagnóstico de expectativa em estados produtores agrícola para os próximos 20 anos". A pesquisa, segundo Kanajiro, levantou dados sobre produtos, custos, insumos, rotas, estradas, gargalos e alternativas. E agora o ministério discute com os empresários do setor de construção de estradas a possibilidade de baratear custos. "Afinal, estamos construindo um destino de cargas que vai atender também o programa Fome Zero", disse.
O secretário-executivo informou ainda que o governo e o setor privado deverão se reunir muitas outras vezes, com o objetivo de contribuir para uma proposta de investimentos relativos ao período 2004/07 que não fique apenas na ficção.
|