O Ministério da Agricultura vai concluir nos próximos dias uma blitz nos abatedouros de frangos, para identificar os responsáveis pela adição fraudulenta de água nos produtos comercializados. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maçao Tadano, ao fazer o anúncio, afirmou que o Ministério tem que cumprir a obrigação de fiscalizar. Ele disse que se o levantamento for concluído, os dados completos será divulgada a relação de empresas e locais em que foi constatada a fraude.
O secretário garantiu que serão relacionados produtos, marcas e todos os locais de produção irregular. “Terminado o levantamento, o governo esclarecerá a opinião pública e chamará o setor para expor essa realidade. Os empresários que não estiverem conforme a lei serão autuados, multados e poderão, inclusive, ter suas autorizações suspensas”, afirmou. Ele lembrou que a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) já havia solicitado ao ministério rigor com essa conduta verificada em parte do setor empresarial. “É uma situação comprometedora perante os consumidores”.
Antes de divulgar o relatório, ressalvou Tadano, o Ministério fará uma campanha de esclarecimento junto a criadores e frigoríficos para reiterar os alertas sobre a irregularidade de adicionar água aos frangos.
|