O final de semana foi de muita emoção para os moradores do Manancial de São Bernardo. No sábado, a Câmara Municipal da cidade promoveu uma Sessão Solene do Meio Ambiente no coração do Parque Los Angeles, bairro, que juntamente com a Vila Nova Cannaã, assinou Termo de Ajuste de Conduta para a construção de estação de tratamento de esgoto localizado. Depois de uma série de homenagens, o Prefeito William Dib, para surpresa da população, assinou a ordem de serviço para o início das obras de infra-estrutura. A emoção tomou conta de todos. A população não esperava o anúncio das obras e comemorou com aplausos, gritos e lágrimas. Coleta de esgoto, drenagem e asfalto ecológico fazem parte da obra que começou ontem, dia 09 de junho. Choveu durante todo o final de semana, mas o prefeito William Dib disse que a chuva era para a população de despedir da lama e do barro, porque os dois estavam com os dias contados.
No domingo, a emoção foi no Jardim do Pinheiros. Foi a inauguração do total de obras realizadas. O Jardim dos Pinheiros é o primeiro bairro ecológico completo e foi escolhido pelas autoridades federais e estaduais como a referência para a área de manancial. Com 816 famílias, o Pinheirinho como ficou conhecido foi o primeiro bairro a ter uma estação de tratamento de esgoto localizada em área de proteção aos mananciais. Desde março, a represa Billings está sendo poupada de receber 360 mil litros de esgoto/dia in natura. O bairro está todo pavimentado com asfalto ecológico e gramado com as calçadas ecológicas e ainda ganhou uma arborização especial com 3 mil mudas de árvores, muitas frutíferas, plantadas pelos próprios moradores.
O deputado estadual Orlando Morando (PSB), que participou das duas cerimônias, um dos responsáveis por organizar a população para conseguir todas essas conquistas, luta com as entidades de moradores desde janeiro pela regulariação fundiárias de áreas como o Pinheiro. Muitas etapas já foram vencidas. Dois importantes técnicos do Ministério das Cidades, Paula Santos, coordenadora do Programa Nacional de Regularização Fundiária e Edésio Fernandes, diretor nacional de Regularização Fundiária, estiveram no Pinheirinho a convite do deputado Orlando Morando. Após um dia visitando várias áreas de manancial de São Bernardo, os dois urbanistas voltaram para Brasília convictos que a experiência do Pinheirinho é uma referência que deverá ser adotada em outras áreas de Brasil. O deputado Orlando Morando foi também o responsável pela visita do secretário estadual de Meio Ambiente, José Goldemberg. O resultado não poderia ser mais positivo. O ilustre físico deixou claro que o Pinheirinho será o bairro referência do projeto de lei específico para a bacia da Billings.
Em seus pronunciamentos, o deputado Orlando Morando foi enfático ao afirmar que conquistas como as do Jardim dos Pinheiros, Vila Nova Cannaã e Parque Los Angeles são os melhores exemplos de participação das comunidades nas atitudes da administração municipal. O deputado destacou também a luta pelas escrituras. “A cidadania dos moradores do manancial só estará completa quando cada um de vocês estiver com a escritura de suas casas nas mãos. Só vamos parar quando a regularização fundiária estiver completa”, finalizou Orlando Morando que foi homenageado com uma placa de prata pela comunidade por sua dedicação ao projeto Jardim dos Pinheiros. José de Oliveira, o Zé do Pinheirinho, presidente da Sociedade Amigos do Bairro Jardim dos Pinheiros, também foi homenageado por sua luta em organizar os moradores e nas conquistas das melhorias alcançadas. O prefeito William Dib, outro grande homenageado, destacou a importância de se manter o Pinheirinho conservado e preservado.
|