O prefeito de São Bernardo, William Dib, PSB, entregou, no último dia 8 de junho, as obras de infra-estrutura do Jardim dos Pinheiros. Foram executados 500 metros de galeria de águas pluviais, 4,1 mil de drenagem, 10 mil metros de guias e sarjetas e 5 mil metros de pavimentação ecológica.
O Jardim dos Pinheiros é uma referência nacional em modelo de gestão ambiental com participação ativa da comunidade. “Administração municipal, Ministério Público e comunidade se uniram para mudar a história deste bairro”, lembrou Dr. Dib. Além das obras de infra-estrutura, o bairro possui a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) construída na Represa Billings. Com a ETE, 360 mil litros de esgoto/dia deixarão de ser lançados diretamente na represa.
O secretário de Obras, Otávio Manente, relembrou o estado em que se encontrava o bairro no passado. Ruas intransitáveis, esgoto a céu aberto, poeira ou lama. “Hoje, a qualidade de vida e a segurança estão asseguradas. Quando a comunidade é atuante e se une aos órgãos públicos, os objetivos são facilmente alcançados”.
A memória de toda história produzida ao longo da implementação das obras de infra-estrutura no Jardim dos Pinheiros foi transformada em livro e entregue as autoridades envolvidas no projeto. “A principal marca registrada, por meio do trabalho aqui desenvolvido, foi a conscientização da comunidade em resgatar e preservar o meio ambiente”, afirmou o prefeito.
O secretário de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça, convidou a população para um desafio.
“O novo desafio é sustentar e manter o bairro ecológico, que é exemplo para o Brasil. Ele mostra a integração entre todos os integrantes da administração pública e entre a Prefeitura de São Bernardo e a comunidade”.
Outro momento importante do evento foi o lançamento da cartilha educativa, que tem como objetivo conscientizar a população que vive em área de manancial sobre o Programa Bairro Ecológico e a importância de preservar o meio ambiente. Em linguagem simples, a cartilha explica a importância da proteção dos mananciais, as ações possíveis para amenizar os impactos sofridos pela ocupação e dicas de árvores nativas adequadas para o plantio na cidade.
|