O ministro da Cultura, Gilberto Gil, garantiu, que o governo federal vai contribuir para a instalação e manutenção da Casa dos Azulejos, restaurada pelo Projeto Monumenta, no município de Rio Grande.
Durante a inauguração no prédio histórico, um dos mais antigos do estado, o ministro Gil assinou protocolo criando a Casa Judith Cortesão dos Povos de Língua Portuguesa e a instalou o Memorial Português. Construído em 1862, em estilo neoclássico com detalhes portugueses, o sobrado é um dos marcos da colonização portuguesa no Rio Grande do Sul. Ele passou dois anos e quatro meses em obras de restauração a um custo de R$ 850 mil.
Doutora em meio ambiente, a professora Judith Cortesão contribuiu para o desenvolvimento da região sul do estado. Ela foi uma das responsáveis pela criação da Reserva Ecológica do Taim, uma das maiores áreas de preservação gaúcha, e do museu Oceanográfico de Rio Grande, que detêm a maior coleção de moluscos da América Latina.
O Sobrado dos Azulejos também vai abrigar 10 mil livros e trabalhos científicos, resultado da dedicação de Judith Cortesão.
|