A partir do dia 17 (terça feira),todas as contas e os contratos da Câmara dos Deputados estão à disposição do público pelo site www.camara.gov.br. Também hoje a Câmara inaugura o sistema extranet, em que os deputados e servidores poderão acessar o site da Casa em viagem ao exterior. As novidades foram anunciadas pelo 1º secretário da Câmara, encarregado dos serviços administrativos, deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).
Geddel disse que a Câmara dos Deputados, “obrigatoriamente”, precisa ter um sistema de funcionamento “transparente e mais democrático”, para que os cidadãos possam acompanhar os gastos do dinheiro público e sem a necessidade de senha.
A partir das contas e contratos abertos à população, Geddel já recebeu crítica de cidadão da Bahia sobre os gastos anuais de R$ 27 mil com as flores utilizadas para enfeitar a mesa nas sessões solenes e comemorativas da Casa.
Segundo Geddel, o baiano sugeriu que os recursos sejam usados em programas de alimentação de crianças carentes. “Temos de levar à sugestão à Mesa Diretora da Casa, pois as flores enfeitam sessão solenes não dos deputados, mas da instituição, explicou. “Não podemos encarar as coisas de forma tão simplista, também”, concluiu.
|