O prefeito de São Bernardo, William Dib, a presidente da Fundação Criança, Heloisa Helena Daniel, e representantes da Associação Lar Escola Luz das Estrelas lançaram domingo, dia 15 de junho, a pedra fundamental para o início das obras do projeto Luz das Estrelas, em terreno de 36 mil m² no Bairro Assunção. A placa comemorativa da pedra fundamental foi descerrada pelo Dr. Dib, a primeira-dama Marilda Dib, o casal de artistas Xandy e Carla Perez, e pelo empresário Augusto Canô, presidente da entidade que é mantida por artistas.
O projeto atenderá, anualmente, 520 crianças e adolescentes carentes, de zero a 17 anos, em diferentes programas, como creche, atividades educacionais complementares, cursos profissionalizantes, biblioteca, videoteca, centro de informática, cursos ligados a arte como teatro, cinema e música. No período noturno, atenderá as famílias com cursos educacionais, atividades lúdicas e cursos profissionalizantes.
A Associação Lar Escola Luz das Estrelas é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelo empresário Augusto Canô, presidente da Sunshine Entertainment, empresa especializada em produção e agenciamento artístico. Além do casal Xandy e Carla Perez, o projeto Luz nas Estrelas conta com o apoio dos artistas Gugu Liberato, Leonardo, Sandy e Júnior, Zezé de Camargo e Luciano, Alexandre Pires, Daniel, Chitãozinho e Xororó, Ratinho, Sérgio Reis, Pedro e Thiago, Bruno e Marrone, e Gian e Giovani.
Dr. Dib lembrou que foi o ex-prefeito Maurício Soares quem começou a viabilizar a instalação do projeto em São Bernardo, em dezembro de 2002. “O Luz nas Estrelas significa cidadania e respeito à criança e ao adolescente”. O primeiro passo foi viabilizar o terreno pertencente à Fundação Criança, na Rua Francisco Visentainer, Bairro Assunção. A área obteve a concessão de uso da Prefeitura, em regime de comodato, por 30 anos, podendo ser renovado por mais 30.
Conforme cronograma, o primeiro espaço a ser construído é o da creche que funcionará em período integral, com capacidade para 140 crianças de zero a seis anos. Outros seis prédios vão abrigar o Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil para atender crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. Está prevista a instalação de núcleos de multimídia e de desenvolvimento com oficinas de produção musical e sonora, oficina e estúdio de vídeo, laboratório de informática, oficinas de teatro, dança e artes circenses. Para atividades esportivas o projeto contará com uma piscina, duas quadras poliesportivas, pista de atletismo e campo de futebol. Um prédio será destinado à administração com salas para coordenação, assistente social, dentista, pediatra, piscólogo, nutricionista, preparador físico, enfermaria, biblioteca e salas para a leitura, cozinha e dispensa. O último prédio comportará o almoxarifado e oficinas de manutenção.
|