O valor do inglês David Beckham com a bola nos pés pode até ser questionado, mas sua capacidade para atrair atenções é inegável. Contratado ao Manchester United pelo Real Madrid, o jogador agitou como poucos o mundo do futebol em menos de 24 horas.
Nesta quarta-feira, Beckham desembarcou no Japão com sua esposa, a ex-Spice Girl Victoria, ao som de gritos de cerca de 500 fãs que se acotovelavam para conseguir dar uma olhada no ídolo no aeroporto. O jogador de 28 anos viajou para o país pela primeira vez desde a Copa do Mundo do ano passado. Mas a estada desta vez não é relacionada com futebol, mas com marketing, já que sua imagem e nomes adornam produtos como chocolates a salões de beleza.
A televisão japonesa transmitiu sua chegada ao vivo e os serviços de notícias enviaram manchetes urgentes a seus clientes, acostumados a receber as principais notícias econômicas. O status de quase Deus que Beckham tem no Japão e em outros países asiáticos foi uma das principais razões do interesse do Real Madrid pelo meia, já que a equipe espanhola quer conquistar o mercado da região.
Depois de três dias no Japão, Beckham viajará para Malásia, Tailândia e Vietna. E ainda poderá voltar ao país no dia 5 de agosto para um amistoso de pré-temporada entre o Real Madrid e uma equipe da primeira divisão.
- Neste momento, ele é um dos jogadores mais importantes do mundo em termos de marketing. Beckham é um ícone - disse Emilio Butragueño, dirigente do Real Madrid.
Mesmo sendo um fenômeno de marketing, o craque não poderá manter o número 7 que vestiu no Manchester United e usa na seleção inglesa. Isto porque Raul já é dono da camisa no time espanhol e o diretor de esportes do clube, o argentino Jorge Valdano, adiantou também que Beckham tampouco optará pelo 77, como já foi cogitado.
- Beckham seguirá as regras no Real Madrid e usará um número que está livre entre o 1 e o 25. Todos os jogadores que chegaram nos últimos anos fizeram o mesmo, escolhendo um número que ficou livre - disse Valdano.
Dentro de campo, Beckham terá que buscar seu espaço no time de craques do Real Madrid. Da capital espanhol, o lateral-esquerdo Roberto Carlos comemorou a contratação do craque inglês, mas já aproveitou para fazer brincadeiras com o novo companheiro.
- Vou deixá-lo bater algumas. Mas só algumas. Ele marcou alguns gols bonitos em cobranças de faltas, mas não precisa bater todas - disse o brasileiro ao jornal Marca.
A mais importantes cobrança de falta que Beckham acertou foi a que garantiu o empate em 2 a 2 com a Grécia nas eliminatórias da Copa de 2002 e classificou a Inglaterra ao Mundial.
|