Da Redação com agências
Até o final de agosto começam a circular em São Bernardo oito novos ônibus híbridos – sistema baseado em uma combinação de motor a diesel, gerador elétrico e conjunto de baterias. Atualmente, já circulam pela cidade 12 desses veículos. A tecnologia, desenvolvida pela Eletra Industrial, reduz em até 70% a poluição e gera economia de 30% nos custos operacionais, segundo a empresa.
Os veículos pertencem ao grupo SBCTrans, concessionária do sistema de transportes de São Bernardo. A energia dos híbridos é fornecida por um conjunto motogerador composto por alternador ligado a um motor de combustão interna e por um conjunto de baterias que acumulam a energia elétrica que será utilizada nos momentos de alta demanda – como nas subidas, por exemplo. O veículo dispensa rede elétrica aérea e recarga de baterias.
De acordo com o diretor técnico da Eletra, Antônio Vicente Souza e Silva, a matriz energética dos híbridos pode ser substituída por álcool, gás natural ou células de hidrogênio, conforme a viabilidade econômica.
Juntamente com os híbridos, a SBCTrans colocará em circulação um ônibus Mercedes Benz O 500 modelo 1721 (motor diesel com comandos eletrônicos), que também polui menos que os convencionais. Todos os veículos contam com degraus rebaixados, para facilitar o acesso de portadores de deficiências, idosos, crianças e gestantes. Os degraus ficam a 28 cm de altura das calçadas – nos tradicionais são 45 cm. Cada veículo possui espaço reservado para duas cadeiras de roda.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETC), Odilon Soares de Oliveira, a implantação dos híbridos e as adaptações para facilitar o acesso de portadores de deficiências atendem a uma determinação da Promotoria de Justiça. “Não dá para fazer tudo de uma vez, mas estamos cumprindo as exigências”, disse.
A ETC é uma autarquia municipal que gerencia o sistema de transportes do município, com a fiscalização das linhas, paradas de ônibus, itinerários e cumprimento dos horários de partida e chegada.
Idealizados em 1998, os híbridos estão ganhando os mercados interno e externo. Há um desses veículos circulando em Porto Alegre e, no ano passado, a Eletra exportou um modelo para o Chile e está em negociações comerciais com grupos empresariais do Panamá e Nova Zelândia. A tecnologia dos híbridos é brasileira e inédita no país e na América do Sul.
Além dos híbridos, a SBCTrans vai colocar em circulação 32 microônibus tradicionais até o final de junho. A frota de São Bernardo conta com 360 ônibus.
A idade média dos veículos é cinco anos. Cerca de 200 mil passageiros são transportados diariamente nas linhas municipais.
|