A lista dos 500 computadores mais poderosos mostra a HP à frente em número de máquinas e, a IBM, em potência instalada.
A lista, chamada de Top500, traz muitas mudanças em relação à sua edição anterior, de novembro de 2002. Tanto a HP como a IBM reforçaram suas posições, aumentando o número de máquinas para 159 e 158, respectivamente. A SGI vem em terceiro lugar, com 54 equipamentos na lista. A IBM lidera na potência instalada, com 34% do total dos 500 supercomputadores.
Mas o computador mais poderoso do mundo continua sendo, de longe, o Earth Simulator, da NEC, com 5 120 processadores e uma capacidade máxima de 36 teraflops (trilhões de operações por segundo). Funciona no Centro de Simulações da Terra, no Japão, desde o ano passado.
O segundo mais potente é o ASCI Q, da HP, com 8 192 processadores Alpha, que processa 14 teraflops. Fica no laboratório de Los Alamos, nos Estados Unidos.
Com 7,6 teraflops, o MCR Linux Cluster, da Linux Networx, ultrapas-sou o ASCI White, da IBM, avaliado em 7,3 teraflops. Em 2000, quando foi construído, o ASCI White era o número 1 na lista. Agora, está em quarto lugar. Esses dois equipa-mentos pertencem ao laboratório Lawrence Livermore, também nos Estados Unidos.
A Top500 inclui dois supercom-putadores instalados no Brasil. A máquina que ocupa a posição 308 é um HP SuperDome/HyperPlex pertencente à Brasil Telecom. Na posição 473 aparece o NEC SX-6 instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
A Top500, publicada semestralmente, é um trabalho conjunto entre a universidade de Mannheim, na Alemanha, e a do Tennessee, nos Estados Unidos.
|