Prefeitura garante estágio para jovens carentes

 

ABCD - 01/07/2003 - 16:53:20

 

Prefeitura garante estágio para jovens carentes

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Preparar o jovem para enfrentar o mercado de trabalho e dar condições para que eles adquiram experiência antes da busca do primeiro emprego. Este é o objetivo do Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho (PEAT), mantido há mais de 10 anos pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Mais de 2.314 jovens carentes já passaram pelo programa. Há cerca de cinco anos, Liliam Paula Bonet, 19 anos, iniciou sua vida profissional no PEAT. Hoje, ela é gerente de contas de um grande banco e reconhece a importância de ter sido uma estagiária do PEAT. “Foi o começo de tudo. Aprendi muita coisa com as pessoas que trabalhei e adquiri experiência profissional. Isso foi decisivo na hora de encontrar uma colocação no mercado de trabalho”, destaca ela. Grazieli Emídio da Silva, 23 anos, é outro bom exemplo. Depois de sair do programa, ela cursou faculdade de Secretariado Executivo. Ela ainda fez pós-graduação em Administração. “O PEAT foi o primeiro passo para a minha carreira profissional. Com muita força de vontade consegui aproveitar as oportunidades”, comenta. Freqüência escolar O curso, com duração de um semestre, capacita adolescentes com 15 e 16 anos de idade para realizarem estágio na administração municipal. Entre as disciplinas estão: orientação para o trabalho, orientação para os estudos, comportamento, saúde e expressão. A seleção é feita de acordo com a idade e com a condição socioeconômica. Os adolescentes fazem estágio de quatro horas diárias e recebem por mês um salário mínimo e passe escolar. Durante o curso e o período de estágio, eles são obrigados a continuar os estudos na escola regular (ensino fundamental ou médio) e a comprovarem a freqüência. Ao completar 18 anos, o estagiário é desligado do programa, cedendo a vaga para outro jovem que tenha concluído o curso.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo