MSN Messenger, mensagem instantânea cresce 71% no Brasil

 

Informática - 09/07/2003 - 14:05:57

 

MSN Messenger, mensagem instantânea cresce 71% no Brasil

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Os serviços de mensagens instantâneas tornaram-se uma nova febre na Internet em todo o mundo no último ano. Especialmente no Brasil, o termômetro dessa popularidade é o crescimento do MSN Messenger, serviço de mensagens instantâneas do MSN. Entre julho de 2002 e maio de 2003, de acordo com dados do Ibope eRatings/ Nielsen Net Ratings, o MSN Messenger cresceu 71% no país, com 1,8 milhão de usuários únicos, atingin-do 52,5% dos usuários de comu-nicadores instantâneos na Web brasileira. Segundo o instituto de pesquisas, no mesmo período, o principal concorrente do MSN Messenger, o ICQ, registrou queda de 4% no número de usuários ativos. A categoria de mensagens instantâneas tem no país um dos maiores índices de penetração na Web. A informação também é do Ibope eRatings/ Nielsen Net Ratings que aponta 43% de alcance dos usuários domésticos brasileiros. Segundo a entidade, países como Austrália, Inglaterra e Alemanha registram, respectivamente, 41,8%, 34,4% e 17,3% de penetração. Os resultados consolidam o sucesso do serviço e coincidem com o lançamento do MSN Messenger 6.0, que agora oferece recursos inéditos de personalização, compartilhamento e vídeo. “Esperamos que o nosso comunicador instantâneo se transforme na versão mais popular e de maior cobertura de todos os tempos, a julgar pela crescente adesão ao serviço registrada nos últimos meses. Cerca de dois milhões de pessoas fizeram o download do preview do novo MSN Messenger antes mesmo de sua distribuição maciça”, diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do MSN Brasil. No último ano, o MSN Messenger teve um crescimento vertiginoso, chegando a mais de 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Em 11 países o MSN Messenger chegou a ser o primeiro serviço de mensagens instantâneas gratuito entre todos os disponíveis. “A receita de sucesso do MSN Messenger no Brasil e no mundo se resume à simplicidade e facilidade de uso aliadas a recursos sofisticados e interface agradável. A integração do produto com o MSN Hotmail, o portal, o MSN Shopping e conteúdo é outro diferencial que, conseqüentemente, acaba sendo uma forma de fidelizar o usuário”, revela Oliveira. O serviço começa mesmo a conquistar espaço nas corporações. As empresas, que já utilizam e-mail para agilizar a comunicação interna e externa, contarão com um novo instrumento de conversação, o MSN Messenger Connect for Enterprise, que será lançado em breve. A solução possibilita que corporações executem serviços para o consumidor, vendas e outras transações por meio do MSN Messenger. O produto permite administrar de forma segura o login dos usuários internos e gravar as conversas em um banco de dados SQL, admitindo controle e auditoria. Consolidação no mercado brasileiro O saldo positivo se estende ao próprio portal e aos produtos do MSN Brasil, que cada vez mais ganham espaço entre os usuários brasileiros. Atualmente o www.msn.com.br possui uma cobertura de 48% da Internet brasileira, conforme dados do Ibope eRatings/Nielsen Net Ratings, e ocupa o sexto lugar no ranking do instituto – posição subestimada, já que ainda não é computado o tráfego do AutoSearch do MSN Busca. O portal apresentou o segundo maior crescimento da lista, 16% em 12 meses, e obteve o maior aumento de pageviews (45%), ficando em segundo lugar no quesito e na categoria tempo de uso. O MSN Hotmail possui hoje 3,8 milhões de contas ativas e é o Webmail gratuito líder no país, enquanto o MSN Busca conta com 70 milhões de consultas por mês. O MSN Shopping, lançado em novembro de 2002, atingiu 4 milhões de pageviews no mês de maio e 1 milhão de usuários únicos. O canal mantém parcerias com Lojas Americanas, shopping virtual QualiVillas, Submarino, Extra, Pão de Açúcar, Flores Online, Editora Globo e Giuliana Flores. Os resultados são decorrentes não só do crescimento dos serviços, mas também do conteúdo diferenciado do portal, que conta com 42 parceiros em 27 canais. Entre eles destacam-se marcas conhecidas e referências do público internauta como MTV, revista TPM - Trip para Mulheres, rádio 89FM e Pepsi com o site “Eu Quero Mais!”.  E para completar a oferta de soluções, o MSN prevê o lançamento de dois serviços no Brasil. A partir do segundo semestre desse ano, o pacote pago MSN Extra Storage, estará disponível aos usuários brasileiros. O produto aumenta a capacidade de armaze-namento do MSN Hotmail para 10Mb e do MSN Grupos, serviço de home pages pessoais e comunidades, para 30Mb, além de permitir o envio e o recebimento de arquivos anexados com até 3 Mb. Lançado nos Estados Unidos em setembro de 2001, o MSN Extra Storage é comercializado em 23 mercados, em 12 idiomas.  Outro anúncio previsto é a próxima versão do MSN 8, software integrado aos serviços do portal que oferece email avançado com múltiplas contas, recursos adicionais para MSN Messenger, filtro inteligente para lixo eletrônico e sofisticado controle familiar, bloqueio de páginas com conteúdo ofensivo a crianças.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo