Levar 500 pessoas a bordo de um navio para o Fórum Social Mundial na Índia, em janeiro de 2004. Esse é o objetivo do Projeto Arca do Novo Tempo - Ahimsa. Este termo significa, em sânscrito, não ferir ou magoar, por pensamento ou ação, nenhum ser vivo. "É um caminho que Mahatma Gandhi percorreu na sua luta pacífica", explica uma das coordenadoras do projeto, Maíra Lopes.
A idéia surgiu no último Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre em janeiro deste ano. De acordo com Serena Eluf, outra coordenadora do projeto, uma organização não governamental (ong) de São Paulo começou a trabalhar desde janeiro, articulando bases em todo o Brasil. "Hoje, o projeto já tem uma dimensão bastante concreta", afirma Serena Eluf.
Para Serena, o navio deve ter um foco itinerante, com oficinas discutindo temas pertinentes para a reconstrução planetária, onde padrões, órgãos internacionais, cultura, espiritualidade e alimentação natural devem ser repensados. "A idéia é que tudo isso seja trabalhado em um laboratório de novas tecnologias para se formar um arquivo para a humanidade e estar propondo diversas transformações", explica.
Uma proposta recebida pela coordenação foi a de utilizar um navio, portado na Noruega, construído para fins bélicos, que precisa de alguns reparos. "É uma navio de 300 metros de comprimento por 50 metros de largura, com 5 andares de 1500m² cada, o equivalente a 5 campos de futebol.", conta Maíra.
Quem deseja colaborar com o projeto ou, até mesmo, se engajar nessa luta é só procurar maiores informações no site http://www.arca-ahimsa.org.br, ou em algum dos escritórios situados no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Barcelona (Espanha), Viena (Áustria) e Buenos Aires (Argentina).
|