Um ano atrás, a maior parte dos analistas olhava para a indústria de videogames e via o dinheiro entrando como as moedas de ouro que o jogador recebe quando completa com sucesso uma fase do “Super Mario”, da Nintendo.
Agora, o setor de videogames, que fatura 30 bilhões de dólares ao ano, assemelha-se mais a uma daquelas batalhas longas e dolorosas pela sobrevivência, como em “Mortal Kombat” ou “Dead or Alive”.
O alerta quanto aos lucros lançado esta semana pela abalada Activision, a segunda maior produtora de videogames do mundo, põe em destaque o ritmo rápido de mudança em um setor cada vez mais competitivo onde os vencedores levam tudo e os derrotados acabam expulsos das prateleiras das lojas.
Mais indícios dessa tendência em que o sucesso é tudo, de acordo com os analistas: A Take-Two Interactive Software, que está a caminho de tomar o segundo posto da Activision, superou as estimativas de Wall Street e elevou sua projeção de lucros anuais esta semana devido ao imenso sucesso do lançamento “Grand Theft Auto: Vice City”. No começo de 2002, com a Microsoft e a Nintendo tendo lançado com sucesso novos consoles de videogame para competir com o já estabelecido PlayStation 2, da Sony, a maior parte dos analistas e observadores setoriais esperava que surgisse um excesso de riqueza e não uma luta pela sobrevivência.
“Continuamos a acreditar que a presente temporada de festas será definida pelo contraste entre os vencedores (Electronic Arts e Take-Two) e os excluídos, à medida que os títulos de maior sucesso conquis-tam fatia de mercado ainda maior”, disse Mike Wallace, analista do UBS Warburg, em nota de pesquisa na quarta-feira. Outro analista tinha perspectivas ainda menos anima-doras para a crucial temporada de festas, o período de maiores vendas no ano. “Dada a dinâmica do mer-cado de varejo... e a demanda morna por títulos menos famosos, acredi-tamos que a maior parte das empresas de entretenimento intera-tivo possa fracassar em cumprir suas metas para o trimestre de dezembro”, disse Jetil Patel, analista do Deutsche Bank Securities. Grupos de pesquisa de mercado esperam que as vendas de consoles e de jogos este ano atinjam a marca recorde de entre 10 bilhões e 12 bilhões de dólares.
Dado o resultado, alguns analistas afirmaram estar chocados com o aviso da Activision, que cortou sua previsão de receita para 2003 em 12 por cento, para 823 milhões de dólares.
|