No chamado ‘Grupo da Morte’ do Campeonato Paulista, o São Bernardo mostrou que pode incomodar os times de maior expressão da chave e conquistou sua segunda vitória consecutiva na competição estadual. Nesta quarta-feira, o Tigre do Abc paulista visitou o XV de Piracicaba e pouco se importou com o mandante, vencendo por 2 a 1 no estádio Barão de Serra Negra.
Com o resultado, o São Bernardo manteve os 100% de aproveitamento no Paulistão, assumindo a liderança do temido Grupo C, com seis pontos conquistados. Ainda na chave, o Santos, que empatou com o Audax nesta terça, tem apenas quatro e ocupa a segunda colocação.
O XV de Piracicaba, por sua vez, depois de perder na primeira rodada, segue sem somar pontos na competição estadual. O Nhô Quim é o lanterna do Grupo B, que tem o Corinthians como líder. Com um jogo a menos, o Timão, que enfrenta o Paulista de Jundiaí, pode chegar aos seis pontos em caso de vitória nesta quarta.
Embalado com os dois triunfos, o São Bernardo tem um confronto complicado já na próxima rodada. Neste sábado, às 21 horas (de Brasília), o Bernô visita o Corinthians no Estádio do Pacaembu. No mesmo dia, o XV de Piracicaba volta a jogar no Barão de Serra Negra, contra a Portuguesa, às 17 horas.
O jogo
Para mostrar que pode ser uma grata surpresa neste Campeonato Paulista e garantir a classificação em um grupo bastante complicado, o São Bernardo não se importou com o fato de o XV de Piracicaba ser o mandante da partida. Desta forma, o Tigre do ABC paulista logo partiu para o ataque e colheu bons frutos já no início do confronto.
Logo aos 13 minutos de jogo, para aumentar a preocupação do torcedor piracicabano, o São Bernardo conseguiu balançar as redes pela primeira vez. Careca desceu ao ataque, fez o passe para Marino, que recebeu dentro da área e bateu forte na saída do goleiro Márcio.
Sem conseguir mostrar reação, o XV de Piracicaba viu o time visitante ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 38, foi a vez de Bady se arriscar ao ataque e mandar a bomba de longe. A bola desviou na zaga do Nhô Quim e traiu o goleiro Márcio, que não teve chances de evitar o segundo do Bernô.
Para diminuir a vantagem dos visitantes e voltar a ter esperanças de um resultado positivo, o XV de Piracicaba conseguiu marcar apenas na bola parada. Aos oito do segundo tempo, Adílson tentou fazer o cruzamento, mas Luciano Castan cortou o passe com o braço. O árbitro marcou o pênalti, Breitner fez a cobrança e descontou para o Nhô Quim.
O gol poderia servir de incentivo para uma possível reação dos donos da casa, mas o XV de Piracicaba tinha dificuldades para oferecer perigo. Aos 16, o Nhô Quim até colocou a bola no fundo das redes, com Adílson, mas a arbitragem marcou a posição irregular do atacante. Desta forma, os anfitriões amargavam mais um revés neste início de Estadual.
FICHA TÉCNICA
XV DE PIRACICABA 1 X 2 SÃO BERNARDO
Local: Barão da Serra Negra, Piracicaba (SP)
Data: 22 de janeiro de 2014, quarta-feira
Hora: 19:30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Alex Ang Ribeiro
Cartões Amarelos: Adílson Goiano (XV de Piracicaba), Rafael Cruz, Fernando Lombardi e Luciano Castan (São Bernardo)
Gols
XV DE PIRACICABA: Breitner, aos oito minutos do segundo tempo
SÃO BERNARDO: Marino, aos 13, e Bady, aos 38 minutos do primeiro tempo
XV DE PIRACICABA: Márcio; Vinicius Bovi, Pitty, Leonardo Luiz e Fabiano (Felipe Adão); Adilson Goiano, Allan Bahia (Adriano Ferreira), Danilo Sacramento e Jean Carioca (Breitner); Pipico e Adilson - Técnico: Edison Só
SÃO BERNARDO: Wilson Júnior; Rafael Cruz, Fernando Lombardi, Luciano Castan e Eduardo; Daniel Pereira, Edson, Marino e Bady (Márcio); Careca (Dudu Lima) e Márcio Diogo (Gil) - Técnico: Edson Boaro