Nove cidades apresentaram formalmente a candidatura para sediar as Olimpíadas de 2012, confirmou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quarta-feira.
Além do Rio de Janeiro, estão na disputa Nova York (EUA), Paris (França), Moscou (Rússia), Madri (Espanha), Londres (Inglaterra), Leipzig (Alemanha), Istambul (Turquia) e Havana (Cuba). A cidade canadense de Toronto, que estudava entrar na disputa, desistiu após a vitória de Vancouver (Canadá) para a sede dos Jogos de Inverno em 2010.
- Temos a honra de anunciar uma lista tão ampla de cidades de prestígio. Creio que isto seja reflexo da forte imagem dos Jogos Olímpicos, da política do COI de reinvestir os lucros na sede dos Jogos e da preocupação com um importante legado urbano pós-Olimpíadas. Esperamos uma competição emocionante - disse o presidente do COI, Jacques Rogge.
Representantes das cidades pré-candidatas se reunirão em outubro com membros do COI para receber informações sobre a organização dos Jogos. Em janeiro, serão remitidos ao Comitê Olímpico Internacional os questionários no qual as cidades deverão detalhar as propostas.
Em maio de 2004, o Comitê Executivo da entidade anunciará as cidades candidatas oficiais. Quatro ou cinco deverão seguir para a rodada final. Mas há a possibilidade de nenhuma ser eliminada na etapa preliminar, como ocorreu com Brasília (2000) e Rio (2004).
A sede das Olimpíadas de 2012 será anunciada em julho de 2005, durante Congresso do COI em Cingapura.
|