A briga para ser o mais barato dos populares

 

Autos - 01/02/2014 - 13:36:03

 

A briga para ser o mais barato dos populares

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Chery QQ

Chery QQ

A briga para oferecer o carro mais barato do Brasil continua acirrada. Após vender o QQ em promoção por menos de R$ 20.000, a Chery precisou reajustar o preço do compacto, atualmente nas lojas por R$ 24.990.

A competitiva Fiat, por sua vez, precisou tirar o Mille de linha devido às exigências legais do airbag duplo e ABS obrigatórios, mas não demorou em preparar um veículo para ficar no lugar do veterano. Ela deu um “tapa” no Palio Fire, que na linha 2014 recebeu aprimoramentos em especial no interior, e colocou o modelo nas lojas por R$ 25.990 com carroceria 4 portas e R$ 23.990 com 2 portas -- com essa opção, aliás, o Fire retomou o título que pertenceu ao QQ. 

Quem não quer gastar muito para comprar um carro novo pode se interessar nos dois, certo? E aí surge a dúvida: entre QQ e Palio Fire, qual é a melhor opção?

Começando nossa análise pelo QQ, ele pode não ser o mais em conta da dupla, porém, tem um grande diferencial: pelo valor sugerido já é completo de fábrica, com ar-condicionado, trio elétrico, rádio e direção hidráulica, entre outros equipamentos.

Para tornar a competição mais justa vamos considerar o Palio Fire 4 portas, uma vez que o QQ só é oferecido com essa configuração. Assim, deixar o Fiat tão equipado como o QQ significa elevar seu preço para R$ 30.730, uma sensível diferença de R$ 5.740 a favor do Chery.

Menor e mais leve, o QQ se sai ligeiramente melhor do que o Palio Fire nas provas de aceleração. A principal vantagem ocorreu na de 0 a 120 km/h na qual o QQ registrou 22s6 ante 25s2 do Fiat. Nas retomadas, contudo, o Palio Fire foi melhor. Ele precisou de 18s5 contra 22s1 para recuperar velocidade de 60 a 120 km/h em 4ª marcha. Apesar do motor com deslocamento maior em relação ao 1.0 do Palio Fire, o 1.1 do QQ entrega menos potência e torque.

Em consumo o QQ vai bem, com média PECO (55% trecho urbano e 45% rodoviário) de 15,2 km/l. Só que o Chery aceita apenas gasolina, um ponto que depõe contra ele. O Palio Fire, com etanol, entrega média de 9,7 km/l, o que também está longe de ser ruim.

Só que aqui vai outra ressalva contra o chinês: seu comportamento dinâmico. A suspensão, que carece de mais robustez no conjunto, tem pouco curso e sofre em nossas ruas esburacadas e cheias de imperfeições. A carroceria inclina em demasia dependendo da curva e falta mais eficiência ao conjunto de freios. Como se não bastasse, o QQ mostrou-se muito ruidoso. Ele emitiu, em média, 64 dB frente aos 62,6 dB do Palio Fire.

Enfim, chegamos a um ponto em que merece muita atenção. O QQ pode contar com uma grande vantagem no preço em relação ao Palio Fire com os mesmos equipamentos, porém, é bem mais caro no custo de peças e revisões e desvaloriza bem mais.

Para nossa cesta de peças padrão, apurada junto à rede de concessionárias, as revendas Chery pediram em média R$ 4.285 contra R$ 3.742 da Fiat para o Palio Fire. O mesmo ocorre nas revisões, que consideramos até 30.000 km. Enquanto o dono de um Palio Fire vai gastar R$ 688, o de um QQ precisa pagar R$ 991.

Alguns podem alegar que o QQ oferece três anos de garantia total contra um ano do Palio Fire. Mas tenha em mente que é necessário acompanhar seu plano de manutenção nas concessionárias, o que não sairá barato. Outro ponto importante: enquanto o Fiat perde 8,9% de seu valor em um ano, o QQ desvaloriza 10,7% no período.

Logo, não adianta nada você economizar na hora da compra se terá de gastar muito mais posteriormente, não é mesmo? Isso sem falar na perda mais acelerada do valor de seu patrimônio, além das deficiências que o QQ apresenta em dirigibilidade. Portanto, se você busca uma compra racional e mira no baixo custo, o Fiat Palio Fire é a melhor opção.

Nossas medições 

Chery QQ

Aceleração 0 a 100 km/h: 14s7
Retomada 60 a 120 km/h em 4a marcha: 22s1
Frenagem 80 a 0 km/h (metros): 27,4
Consumo cidade (gasolina): 13,9 km/l
Consumo estrada (gasolina): 16,8 km/l
Ruído a 120 km/h em 5a marcha: 72,6 dB 

Fiat Palio Fire

Aceleração 0 a 100 km/h: 16s1
Retomada 60 a 120 km/h em 4a marcha: 18s5
Frenagem 80 a 0 km/h (metros): 35,3
Consumo cidade (etanol): 8,5 km/l
Consumo estrada (etanol): 11,2 km/l
Ruído a 120 km/h em 5a marcha: 71,6 dB 

Ficha técnica 

Chery QQ  

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros; Cilindrada 1.1 L; Potência 68 cv (gasolina) a 6.000 rpm; Torque9,1 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Suspensão dianteira McPherson;Suspensão traseira eixo de torção; Peso 890 kg; Comprimento 3,55 m; Largura 1,49 m; Altura 1,48 m; Entre-eixos 2,34 m; Porta-malas 190 l; Tanque de combustível 35 l; Pneus (veículo testado) 155/65 R13

Fiat Palio Fire

Motor dianteiro, transversal, flex, 4 cilindros; Cilindrada 1.0 L; Potência 75 cv (etanol) a 6.250 rpm;Torque 9,9 kgfm (etanol) a 4.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Suspensão dianteira McPherson;Suspensão traseira eixo de torção; Peso 940 kg; Comprimento 3,82 m; Largura 1,63 m; Altura 1,43 m; Entre-eixos 2,37 m; Porta-malas 290 l; Tanque de combustível 48 l; Pneus (veículo testado) 165/70 R13


Arquivo Grupo @HORAPalio Fire da Fiat - Foto Divulgação

Arquivo Grupo @HORAPalio Fire da Fiat - Foto DivulgaçãoArquivo Grupo @HORAPalio Fire da Fiat - Foto Divulgação


 

Arquivo Grupo @HORAChery QQ - Foto DivulgaçãoArquivo Grupo @HORAChery QQ - Foto DivulgaçãoArquivo Grupo @HORAChery QQ - Foto DivulgaçãoArquivo Grupo @HORAChery QQ - Foto Divulgação




Palio Fire

Palio Fire

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo