O Conselho Federal de Enfermagem entrou com ação de perdas e danos contra a Rede Globo devido à exibição, semana passada, do episódio Seu Floriano Amanheceu Pegando Fogo do seriado A Grande Família. Segundo a entidade, uma enfermeira foi retratada de forma vexatória e com conotação sexual. Com a ação, o conselho pretende evitar que os profissionais dessa classe voltem a figurar em programas da emissora de forma inconveniente. No episódio, Floriano decide cuidar da saúde, entre outros fatores, pela presença de uma bela enfermeira. Já ao perceber o teor da história a partir das chamadas, todos os conselhos regionais de enfermagem entraram com mandado de segurança para impedir a veiculação do programa.
Parece que esse sindicato não se toca mesmo. Será que eles vão querer também a expedição de uma liminar para impedir que todos os homens do planeta tenham sonhos (fantasias) eróticas com enfermeiras?
E onde fica a liberdade de criação? E a liberdade de expressão?
Moralismo barato como esse deveria ser repudiado. Isso vale dizer que se um escritor lançar sua obra, um best-seller, que contenha trechos com erotismo que envolvam uma enfermeira isto deve ser retirado da obra ou mesmo recolher os livros das livrarias e editoras?
Se for assim então todas as fantasias eróticas deveriam ser proibidas: empregadas domésticas, aeromoças, secretárias, mecânicas, médicas, bombeiras, policiais, dentre outras profissionais que alimentam a libido do ser humano (vale também a mesma situação para profissionais masculinos).
|