O prefeito de São Bernardo, William Dib, inaugurou quinta-feira, 17 de julho, o campo de Gate Ball, localizado, na Avenida Kennedy, 1200, próximo ao ginásio Cidade de São Bernardo, nas dependências do centro esportivo Marcel Francisco dos Santos, no antigo clube da Villares. O prefeito deu a tacada inicial que inaugurou as duas quadras e falou da importância da obra. É com certeza o primeiro campo de Gate Ball público construído na região. Isso é motivo de muito orgulho. Afinal, estamos incentivando o esporte em todas as áreas proporcionando mais lazer e saúde à população”.
O secretário de Esportes, Edinho Montemor, acha que agora a modalidade terá um maior desenvolvimento. “Infelizmente o Gate Ball é um pouco divulgado ainda no Brasil. Mas com a inauguração das quadras teremos oportunidade de tornar este esporte mais popular”.
Foram construídas duas quadras de 15 x 20 metros que serão utilizadas também para sediar cursos da modalidade. Após a solenidade o prefeito e o secretário participaram de plantios de cerejeiras ao redor do campo.
Como parte dos festejos de inauguração, foi realizado um torneio com a participação de 18 associações sendo 15 do Grande ABC. Hondo diz que pretende massificar o esporte na região. “Vamos utilizar o local para ensinar o Gate Ball um esporte que pode ser praticado por qualquer idade”. O campo é o único de São Bernardo mantido pela Prefeitura e que poderá ser utilizado por toda a população
Colaboraram na construção do campo as seguintes entidades: Associações de Gate-Ball de São Bernardo, Associação de Gate Ball do Grande ABC, União de Clubes de Gate Ball do Brasil, União de Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo, União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo, Associação Cultural Mizuho, Associação Cultural e Recreativa Paulicéia, Grêmio Recreativo Rudge Ramos, São Bernardo Baseball Clube.
O Gate Ball é um esporte originário do Japão em 1947, e é praticado geralmente por pessoas idosas. Veio para o Brasil pelas mãos de um japonês, morador de Suzano (SP) em 1979. A modalidade é praticada atualmente por cerca de 10 milhões de pessoas em 30 países.
O jogo funciona da seguinte forma: dez pessoas, divididas em dois times de cinco, jogam numa quadra de 20 x 25m. Cada uma delas precisa fazer a bola de madeira ou plástico, rebatida por tacos de madeira, passar por três arcos (cada um tem 20 cm de altura e 22 cm de largura). O objetivo é fazer com que a bola toque o marco com uma bandeirinha no centro. Cada passagem pelos arcos marca um ponto e o toque no marco central vale dois. Quem fizer mais pontos em meia hora ganha a partida.
|