Neste fim de semana, a Globo passou a exibir no intervalo comercial uma gravação especial com Bruna Marquezine. No vídeo, a personagem Luiza, co-protagonista de Em Família, se expressa olhando diretamente para a câmera, como se conversasse intimamente com o telespectador.
Em tom sentimental, ela explica não ter culpa por se sentir atraída por Laerte (Gabriel Braga Nunes), ex-noivo de sua mãe, Helena (Julia Lemmertz), e desafeto de seu pai, Virgílio (Humberto Martins). No final do desabafo, Luiza faz um apelo dramático: "Meu Deus, o que eu faço?". Há uma versão com Giovanna Antonelli, revelando ao público a emoção de Clara ao se perceber apaixonada por Marina (Tainá Müller). Outros atores gravarão mensagens semelhantes de seus personagens.
Geralmente as chamadas das novelas apresentam trechos de cenas que serão vistas no capítulo seguinte. É incomum a Globo gravar um vídeo exclusivo, fora do roteiro, com um personagem se manifestando 'cara a cara' com o telespectador. Neste caso, trata-se de uma tentativa de sensibilizar o público e fazê-lo se interessar pelas tramas principais.
Até o momento, o conflito amoroso envolvendo Luiza, Helena, Laerte e Virgílio não atraiu o interesse da maioria dos noveleiros. A paixão entre Clara e Marina também está longe de instigar a audiência. A repercussão nas ruas e nas redes sociais é muito pequena em comparação ao burburinho provocado pelo enredo das últimas novelas do horário.
Baixa audiência
Com média de 29 pontos no Ibope nos primeiros 60 capítulos, Em Família é a novela mais problemática que a Globo produziu na faixa das 21h desde Esperança (2002). Lançada na ressaca do sucesso de Amor à Vida, a trama de Manoel Carlos sofre duras críticas dos telespectadores. A Helena da vez é considerada rancorosa demais e carece de uma grande história de amor que estimule o público a torcer pela personagem.
Nos bastidores do folhetim os problemas se acumulam. O autor tem atrasado a entrega dos capítulos, gerando sobrecarga de gravações para a equipe e o elenco. Alguns atores que contracenam juntos se detestam e a direção precisou intervir para amenizar a animosidade no estúdio. Na semana passada, a principal figurinista da novela, Marília Carneiro, pediu afastamento do trabalho. Ela teria se irritado com críticas recorrentes de Manoel Carlos ao visual dos personagens.
Bruna Marquezine é uma estrela em ascensão. Antes mesmo da estreia da novela, sua popularidade aumentou consideravelmente em razão do namoro midiático com o jogador Neymar. Com 18 anos de idade e 11 de carreira na TV, a atriz usufrui de muito carisma e baixa rejeição. Usá-la numa vinheta emocional para seduzir o telespectador desinteressado pela novela pode surtir algum efeito. Afinal, como resistir ao sentimentalismo da lolita Luiza?