São Bernardo intensifica ações contra a dengue em dois bairros da cidade

 

ABCD - 11/04/2014 - 16:50:17

 

São Bernardo intensifica ações contra a dengue em dois bairros da cidade

 

Da Redação com agências

Foto(s): Raquel Toth / PMSBC

 

Teve início nesta semana a nebulização (uso de inseticida) nos bairros Taboão e Parque São Bernardo

Teve início nesta semana a nebulização (uso de inseticida) nos bairros Taboão e Parque São Bernardo

A Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo intensificou o combate à dengue no município. Teve início nesta semana a nebulização (uso de inseticida) nos bairros Taboão e Parque São Bernardo, enquanto no restante da cidade as ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, prosseguem normalmente.

A nebulização é feita por equipes formadas por agentes de controle de vetores, que vão até as residências dos bairros onde foram constatados casos autóctones (contraídos no município) de dengue. Para a aplicação do inseticida nas casas, os moradores devem deixar portas e janelas abertas, tampar alimentos e ficar fora da residência por cerca de 30 minutos.De acordo com a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e responsável pelas ações de controle da dengue no município, a nebulização nos dois bairros é necessária por conta dos casos autóctones confirmados nas localidades, sendo um no Parque São Bernardo e cinco no Taboão, neste ano. Até o momento, foram confirmados 13 casos autóctones e 25 importados (contraídos fora do município).

Ela destacou que a nebulização ajuda a acabar com os focos do mosquito. Até o último levantamento do CCZ, foram contabilizados 618 focos do mosquito, sendo 49 no bairro Taboão e 72 no Parque São Bernardo. "É importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes em suas casas, pois estarão ajudando seu bairro e a cidade", disse.

A expectativa é que no Taboão a ação ocorra até o fim da próxima semana. Já no Parque São Bernardo, onde a ação teve início na quarta-feira (9/4), deve se estender pelos próximos 15 dias. 

Trabalho constante

O trabalho de combate à dengue na cidade é constante e conta com 1,1 mil agentes comunitários de Saúde que fazem visitas diárias, casa a casa, para identificar novos criadouros e orientar os moradores sobre medidas que devem ser tomadas para evitar possíveis criadouros. 

O CCZ tem ainda duas equipes que percorrem os bairros em busca de focos do mosquito, além de trabalho quinzenal com visitas a locais com histórico de criadouros. Em 2013, as equipes realizaram aproximadamente 1,1 milhão de visitas em imóveis da cidade.



Links
Vídeo